A formula da felicidade

Caro Leitor:

Seria quase ridículo perguntar se você gostaria de ser feliz. Ora! A resposta é una. Todo ser humano em sã consciencia responderia positivamente a tal indagação.

Pergunto, então: - O que você tem feito para ser feliz?

Hoje, por exemplo. Qual ato ,efetivamente, foi direcionado para culminar neste resultado?

Todas as pessoas buscam uma fórmula para construirem a sua felicidade, a sua realização plena, o seu bem estar físico e mental, mas, um número mui pequeno a alcança. Por que?

Simplesmente porque acreditam, em seu íntimo, existir uma fórmula mágica. Qual fará as coisas acontecerem simplesmente, surgirem do nada. Sem razão lógica que as embasem.

Meu caro leitor; saiba que por mais desconfortável que seja ouvir a verdade, ela é a única produtiva. Todos nós, desde que o mundo é mundo, ouvimos palavras doces que nos aliviam e dão esperanças acerca da felicidade e do futuro.

Pura balela, enganação. Uma massa que tem fielmente acreditado em tais ilusivas promessas, vivem uma vida cíclica de dissabores e não realização. Ao invés de buscarem, esperam. Pior que isso as vezes: Constroem o bem estar daqueles quais, astuciosamente, os enganam enquanto deixam de lado a sua maior obrigação, que é a de construir a própria felicidade.

Pois bem. A mais eficiente fórmula para a felicidade não chegará a você atravéz dos outros. Jamais te será dada pronta. No máximo obterás o caminho para encontra-la.

Ser feliz é resultado lógico de ações voltadas para esse fim específico. Felicidade constrói-se dia a dia, e requer manutenção. Felicidade não é uma coisa. è um estado de espírito que se alcança a partir do esforço prórpio. E ao contrário do que a grande maioria pensa, muitas vezes significa mais abdicar do que obter. Aprender a não possuir, a viver com a ausência dalgo,por muitas vezes é a única solução para se experimentar a felicidade verdadeira.

Talvez o meu caro leitor esteja se perguntando:" mas afinal, existe a fórmula da felicidade, ou não."

Existe. Porém, é intrínseca. Não existe uma que, integralmente, sirva à duas pessoas. O faça isso, faça aquilo, tão largamente difundido, é um mero engodo. Muitas coisas fazem-nos felizes apenas enquanto não a temos. Apenas enquanto acreditamos que ela seja uma fonte de felicidade. Quando essa coisa é inalcançavel, ou impassivel de constatação, torna-se um trunfo valiosíssimo nas mãos dos vendedores de fórmulas da felicidade.

A felicidade é completamente desvinculada de qualquer fator externo ao próprio ser. Não é raro o fato de pessoas que são felizes por muito tempo, até descobrirem que o motivo de sua felicidade, em verdade, nunca existira de fato além dos limites de sua própria consciência. E daí por diante, tornam-se infelizes e incrédulos de que seja possível ser feliz, baseando-se na realidade. Passam a temer acreditar, novamente, em algo que possa trazer de volta tal sensação, dada a enorme dor da perda, da desilusão.

Baseado nesses, e noutros infinitos, fatos é que afirmo:

A verdadeira fórmula da felicidade, está dentro de cada um, e não por ai, sendo doada ou vendida. É extraída do autoconhecimento, da meditação profunda, e principalmente, da educação moral do espírito.

Ser feliz é extremamete simples. A sofisticação da felicidade é oriunda das táticas de marketing, mui astuciosamente engendradas pelos vendedores de felicidade.

Aliás, não consegue-se ser feliz, acreditando em coisas mirabolantes, extra reais, de acesso dificílimo.

Não se consegue ser feliz, apoiando o próprio bem estar em símbolos materiais.

A fórmula da verdadeira felicidade, nasce, invariavelmente, dum estado intelectual capaz de absorver a realidade racional. Da compreensão exata do que é o ser humano, de suas atribuições como tal, enfim, da lucidez acerca do próprio mundo.

E como alcançar tal estado ? Isso é mesmo possivel ?

Obviamente. Como algumas pessoas conseguiriam dedicarem sua vida inteira a causas dirigidas aos semelhantes, abdicando completamente de suas conveniencias pessoais, se não fossem felizes ?

Há inúmeros exemplos desses na história da humanidade .

Para definir a sua própria, e segura, fórmula da felicidade, comece pelo autoconhecimento. Pratique a meditação profunda. Livre-se de conceitos ,cujos sejam impassiveis de serem postos a prova a luz da consciencia. Seja racional. Pergunte a si mesmo a raiz das coisas que o cerca. Não creia em nada antes de filtra-lo pelo raciocínio lógico. Não tenha medo de desagradar àqueles que pregam verdades, mesmo bem intencionadas. Vivemos em infinitos mundos, contidos num universo social. As verdades que movem uns, anulam outros. Atente para as suas atribuições. Pergunte-se se o que fazes aos seus semelhantes, é o que gostaria de receber, caso estivesse na posição dele. Antes de preocupar-se em ser caridoso, procure ser justo, ponderado, leal, digno e sobretudo consciente da lei de causas e efeitos. Nada, nenhum ato fica isolado no universo. Ele influi e gera consequencias, quais certamente hão de alcança-lo em era vindoura.

Aja. Ação é o ingrediente fundamental.

Não espere os outros agrada-lo. Voce tem a si mesmo para fazer isso.

Não acredite que o errado vá dar certo. Faça o que tem de ser feito.

Tristezas não são fatos eternos, assim como também não o são os momentos efusivos. Transforme-os todos em algo produtivo.

Aprenda com suas dores, suas decepções e nunca corra delas. Enfrente-as.

E , principalmente, nunca deixe de pensar. Nunca engula idéias mastigadas. Forme, através do raciocinio lógico, a sua própria opinião.

Seja humilde para admitir seus erros, mas, aprenda a valorizar seus acertos.

Discuta,defenda, desde que realmente valha à pena, suas idéias. Nunca tente inculca-las nos outros.

Ser feliz, é o ato de fazer àquilo para qual se está destinado, no panorama universal. Modismos e encenações não constróem felicidade duradoura. Reconheça-se. Olhe-se de frente. Autocritique.

Seja Feliz. não apenas esteja. SEJA.

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 15/10/2006
Reeditado em 07/08/2013
Código do texto: T264995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.