METAIS PRECIOSOS.

Chagaspires

Durante a noite em diversas madrugadas, acordo como que gravados no subconsciente, os temas que geralmente escrevo.

Hoje quando despertei o tema que me veio à tona foi o ouro.

Não sabia muito sobre os metais preciosos a não ser que o ouro e a prata fazem parte deles.

Então tive a curiosidade de entrar num site de buscas e pesquisei pelo assunto e encontrei uma pequena informação postada por Marina Motomura que explica de maneira clara e precisa algumas coisas que eu havia esquecido e que muito me empolgou.

São eles: a platina, o ouro, o irídio e a prata.

Apesar de já haver estudado sobre o assunto no passado muita coisa que conhecia ficou pelo caminho.

Segundo o engenheiro Claudemiro Bolfarini, da Universidade Federal de São Carlos: eles são considerados preciosos porque são raros na natureza e não se deterioram facilmente, ou seja, não oxidam.

A causa principal desse fato é que eles são encontrados puros na natureza.

Diferentemente do ferro que é achado em forma de óxido de ferro, ou seja, misturado com o oxigênio, é preciso que a indústria retire o componente para poder se tornar puro, mas acaba outra vez se misturando com o oxigênio e fica enferrujado.

Outra característica inerente aos metais preciosos é que eles podem assumir variados formatos depois de derretidos e esta maleabilidade os distingue dos demais.

O paládio que é um elemento do grupo da platina e o irídio são menos conhecidos apesar de estarem ultimamente nos catálogos das joalherias.

Essas informações colhidas foram para mim bastante esclarecedoras, mas, a minha maior intenção era falar um pouco do ouro e da prata.

A Bíblia em variadas ocasiões fala desses metais como referência de correção, dignidade e escolha de Deus, para exigir de seu povo construções da Arca da Aliança, da tenda da Congregação onde era guardada e do Templo construído por Salomão.

Também serviam para exaltar o povo a terem a pureza e constituição das referidas preciosidades em suas atitudes e ações.

Acontece que nesses tempos modernos o homem enveredou por caminhos tortuosos e a admoestação de DEUS pouco tem sido seguida.

O ouro e a prata como referências de procedimento e pureza tem sido trocados pelo ferro que é logo contaminado pelo ar do pecado ficando totalmente enferrujado.

Se quisermos tomar posse das promessas apregoadas na Bíblia Sagrada, teremos que nos transformar como o ouro ou a prata e passarmos pela fornalha de Deus para ficarmos refinado e nos tornarmos puros outra vez para chegarmos a cidade prometida.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 29/11/2010
Reeditado em 01/12/2010
Código do texto: T2643424
Classificação de conteúdo: seguro