Feliz ano novo??!!
Feliz ano novo! Disse o Romeu, feliz da vida, ao seu vizinho Garibaldi Gunz.
Surpreso e com um sorriso meio amarelo Garibaldi perguntou ao Romeu – O que tu entendes por feliz ano novo, Romeu? Podes me contar?
- Bem, eu sempre penso que a gente pode ser mais contente, mais otimista e é uma oportunidade de renovação das nossas intenções de que as coisas possam ser melhores. Podemos ir à praia e dar sete pulinhos nas ondas, levar flores para a rainha do mar, vestir roupas brancas, para simbolizar a paz... Ah! São tantas coisas, Romeu.
- E tu achas que de um dia para o outro as coisas vão acontecer? Quando o sol sair amanhã, não acontecerão mais acidentes nas esburacadas estradas do país. Numa noite o governo vai consertar todas, ou vender para as concessionárias para elas colocarem pedágios e num passe de mágica deixa-las novinhas?
Tens mesmo o pensamento de que amanhã, dia primeiro de Janeiro, as pessoas não odiarão mais, não irão usar drogas, beber bebidas alcoólicas e causar brigas, acidentes, e verdadeiras tragédias? O aquecimento global vai deixar de existir, todas as guerras vão parar, a fome e a miséria serão finalmente erradicadas, os desastres naturais não acontecerão mais, as corrupções políticas com suas falcatruas e roubos desenfreados não mais acontecerão? Ora pois, acorda Romeu!
Desde quando ano novo é dar pulinhos nas ondas do mar, vestir essa ou aquela roupa, comer essa ou aquela comida, levar flores ou qualquer que seja a oferenda para o mar?
Há milhares de anos que o tempo passa e um ano termina e o outro começa e começa da mesma forma que terminou, com os mesmos problemas, aliás, com os mesmos não, cada vez pior. O sábio Salomão disse já há três mil anos atrás, “não há nada novo debaixo do céu”, imagine hoje que “por aumentar a iniqüidade o amor de muitos esfriaria”.
Acorda Romeu, tu acreditas em papai Noel? Só pode! Esse é o problema de muita gente, pensa que Deus é o bom velhinho, barba e cabelos brancos, bengala e que está no céu para fazer tudo o que nós, no nosso egocentrismo, desejamos para a nossa inteira e pura satisfação pessoal. Deus está no céu, para quem acredita, não para fazer o que eu quero e satisfazer os meus desejos, mas para realizar o que o ser humano necessita. O impossível para o homem é o possível de Deus. Deus é amor, mas Ele é acima de tudo justiça.
Sabe, Romeu, o caso é que o Jesus, aquele da manjedoura, já foi substituído. Primeiro pelo próprio presépio. Era um concurso, qual era o mais bonito, maior, o menor, o mais original, o foco não era o menino, mas os motivos que o cercava.
Depois veio o bom velhinho, papai Noel, com seus presentes. Ele teve que se vestir de vermelho, para poder ser notado, porque depois que as pessoas recebiam os presentes, pronto, não enxergavam mais nada! O motivo era o presente e não o dono da festa, Jesus. O pobre menino de Belém, da Judéia, pra não confundir com Belém do Pará.
Há pouco tempo vieram as novidades das luzes. Que lindo! As casas mais enfeitadas com as lâmpadas coloridas e piscantes. As árvores de natal. A mais alta, a menor, a que têm o maior número de lâmpadas, a que gira, a que tem os maiores efeitos tecnológicos.
Agora, com a expectativa da virada do ano, o natal já era! A espera com ansiedade é pela queima dos fogos de artifício. Milhões de pessoas em todos os lugares do mundo ficam abobalhados com os espetáculos pirotécnicos que queimam milhões de reais, sem preocupação nenhuma com crise financeira, fome, enchentes, mortes, guerras ou o que quer que seja, afinal é o ano novo.
Romeu o novo ano, ou a repetição dos dias que se seguem há milhares deles, é o momento para o ser humano fazer uma introspecção, ou seja, um mergulho dentro dele mesmo e rever conceitos, os erros, os acertos e refletir. O que deu certo, fazer melhor ainda e o que deu errado, consertar. Principalmente saber que nada muda de um dia para o outro. É necessário conscientização, paciência e perseverança. Cuidado, nada de sonhos, isso é uma armadilha! Prefira projeto de vida, planejamento e objetivo.
É Garibaldi, creio que tens razão. Vou fazer exatamente isso daqui pra frente. – Finalizou o convencido Romeu.