Crucifica-o! Crucifica-o!

O vôo do pássaro o traz de volta a realidade. A ave se esconde no meio das árvores e o silêncio que toma conta do lugar, parece cercá-lo. Jesus olha a sua volta e não vê ninguém. Está sozinho. E sabe muito bem por que e tudo o que vai acontecer. Conhecia o futuro desde o passado.

A lembrança de dias alegres não afastou a angustia. Jesus se rende ao cansaço e deixa o corpo em contato com a terra. As mãos agarraram as partículas de pó e apertam-na entre os dedos.

O coração descompassado não agüenta mais tantas lembranças. Algumas, de um passado bem distante vêm agora em sua mente, outras, de alguns minutos atrás: Os discípulos a mesa, a última ceia. o Séder. Bem a sua frente aquele a quem chamava de amigo. Judas sorrir. Os demais nem desconfiam. Há um traidor entre vós!

A lembrança deu lugar a um grande suspiro. Jesus levantou-se e foi até a parte do Jardim do Getsêmani aonde tinha deixado os discípulos. Estavam dormindo. Que decepção!

- Nem uma hora podeis orar comigo? A voz parece cansada.

Um discípulo acorda, incomoda os outros para que se levantem. Eles andam de um lado para o outro tentando afugentar o sono.

Jesus volta ao seu lugar e ora mais intensamente. O suor se transforma em grandes gotas de sangue, tamanha a sua agonia.

O povo que recebeu de suas mãos tantas curas, o perdão dos pecados, a paz interior, em pouco tempo estariam gritando: “Crucifica-o! Crucifica-o!”

A cena se transporta para o monte. No alto a cruz suspensa, ao lado mais dois condenados. À baixo uma multidão, alguns choram, outros não. À cima, o céu azulado, as nuvens, e acima delas a imagem do Pai.

O sangue escorre e marca a terra. O maldito da Cruz não condena seus agressores, antes clama: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"!

O último suspiro! A terra treme. O sol escurece! A multidão se agita: Que fizemos? Morre o Filho de Deus.

Esse era o seu destino e foi para isso que veio ao mundo, para sofrer pela Humanidade!

Texto extraído do livro Solidão no Getsêmani de Marion Vaz

Livro protegido por direitos autorais.

Marion Vaz
Enviado por Marion Vaz em 21/11/2010
Reeditado em 21/11/2010
Código do texto: T2628457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.