CASA DE PEDRA

Casa de pedra

JOSUÉ FOI ABANDONADO AINDA CRIANÇA. DOS DOIS MESES AOS SETE ANOS, ELE FOI CRIADO NUM ORFANATO. MAS OUVE UM DIA QUE CANSADO DE VIVER SOFRENDO DAS OUTRAS CRIANÇAS E ATÉ MESMO DOS GRANDES, ELE PENSOU EM FUGIR. E FOI O QUE FEZ.

NUMA MANHÃ DE MUITA CHUVA, JOSUÉ PEGOU SUAS ROUPAS QUE ERAM POUCAS, COLOCOU NUMA SACOLA PULOU O MURO E FUGIU. JOSUÉ PASSOU A CONVIVER NAS RUAS NO MEIO DA MISÉRIA E DAS MAIS DIVERSAS DESIGUALDADES. DORMIA NAS PRAÇAS, DEBAIXO DAS PONTES. SUA COMIDA ERA OS RESTOS QUE ADQUIRIA NOS LIXOS DAS PADARIAS, RESTAURANTES ETC... O MAS INTERESSANTE DE TUDO ISSO É QUE JOSUÉ NUNCA USOU DROGAS, PELO MENOS ISSO ERA UMA QUALIDADE QUE TINHA. MESMO ASSIM NÃO DEIXAVA DE TER INIMIGOS, PESSOAS QUE FAZIA DE TUDO PARA ZOMBAR, RIR DE SUAS MAZELAS... JOSUÉ ENFRENTAVA TUDO, SOL, CHUVA, FOME, SOLIDÃO E A PIOR DE TODAS, ENFRENTAVA A VIDA DE ÓRFÃO, QUE NUM PAÍS QUE VIVEMOS, ELES SÃO TRATADOS COMO PESSOAS SEM VALOR NENHUM À SOCIEDADE. MAS OUVE UM DIA QUE JOSUÉ ENCONTROU QUE PODERIA MUDAR SUA VIDA: UMA PROFISSÃO. JOSUÉ PASSOU A SER ENGRAXANTE NA PRINCIPAL PRAÇA DA CIDADE. E NÃO É QUE ELE LEVAVA JEITO PRA COISA. ERA JEITOSO, ORGANIZADO E MUITO FIEL AOS SEUS CLIENTES. JOSUÉ ERA INVEJADO POR OUTRAS CRIANÇAS QUE DA SUA IDADE FAZIA A MESMA COISA MAS, NÃO ERA DEDICADO. ISSO REVOLTOU AOS OUTROS, QUE QUIZERAM PEGAR ELE PARA MATÁ-LO. MAS JOSUÉ ERA ESPERTO: FUGIU A TODA VELOCIDADE. AO PASSAR DOS TEMPOS, JOSUÉ FOI VISTO EM OUTRA CIDADE. DESSA VEZ ELE CARREGAVA CONSIGO UMA ENORME BOLSA ONDE COLOCAVA SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO. ELE NÃO ENTENDIA PORQUE ALGUÉM HAVIA LHE DADO AQUELE ASSESSÓRIO. NÃO É QUE ELE DESCOBRIU QUANDO COMEÇOU O INVERNO! JOSUÉ DORMIA DENTRO DA BOLSA. ELA ERA TÃO GRANDE QUE CABIA ELE. JOSUÉ JÁ ESTAVA SE ACOSTUMANDO COM A CIDADE QUANDO ALGO DE DIFERENTE PASSOU ACONTECER EM SUA VIDA. POR ONDE PASSAVA ERA MOTIVO DE CHACOTA. UNS LHE JOGAVA PAUS, OUTROS PEDRAS QUE ACERTAV NAS SUAS COSTAS, NAS PERNAS E NA CABEÇA. JOSUÉ NÃO REVIDAVA. ELE FAZIA ALGO INOVADOR, COLOCAVA AQUELAS PEDRAS NA BOLSA. ISSO MESMO! POR QUE ELE SABIA QUE UM DIA SERIA MUITO ÚTIL EM SUA VIDA. JOSUÉ FOI EMBORA DA CIDADE LEVANDO A PESADA BOLSA CHEIA DE PEDRAS. CHORAVA, PEDIA FORÇAS A DEUS, PRA QUE DEUS NÃO CASTIGASSE AQUELAS PESSOAS.

MESES E MESES SE PASSARAM E NUNCA MAIS SE OUVIU FALAR EM JOSUÉ. E NÃO É QUE O POVO JÁ ESTAVA SENTINDO DO GAROTO. MAS PARA SURPRESA DE TODOS, JOSUÉ FOI ENCONTRADO EM UM TERRENO BALDIO, MAS AO LADO UMA CASA. NÃO ERA FEITA DE ALVENARIA NEM DE MADEIRA E NEM TÃO POUCO DE PAPELÃO. MAS TINHA PISO, JANELAS E PORTAS. QUANDO ELE CONTOU QUE TINHA SIDO ELE MESMO QUE HAVIA CONSTRUÍDO AQUELA CASA TODOS DUVIDARAM, RIRAM. MAS DE UM JEITO OU OUTRO JOSUÉ PODE PROVAR O QUE FALAVA. ELES FICARAM ESPANTADOS E ADMIRADOS COM TAMANHA CRIATIVIDADE DO GAROTO. ERA UMA CASA. UMA CASA DE PEDRA. AQUELAS PEDRAS QUE UMDIA FORAM JOGADAS PRA ELE EM FORMA DE VANDALISMO E CRUELDADE.

-GAROTO, COMO CONSEGUIU FAZER ESTA CASA? PERGUNTOU UM DELES.

- COM AS PEDRAS QUE UM DIA VOCÊS JOGARAM EM MIM, QUE EU SEM MAU NENHUM FIZ A VOCÊS. EU GUARDEI, POR QUE PENSEI QUE UM DIA FOSSE ME VALER A PENA. VALEU.

- QUEM TE DEU ESSA IDÉIA? PERGUNTOU OUTRO.

- EU MESMO. JOSUÉ RESPONDEU NA MAIOR NATURALIDADE, SORRINDO PRA ELES.

JOSUÉ FOI FELIZ ATÉ SEUS ÚLTIMOS DIAS DE SUA VIDA AO LADO DA ESPOSA E SEUS CINCO NA CASA DE PEDRA.

JOSUÉ ALVES PINHEIRO MORREU AOS 96 ANOS EM SUA CASA. MORREU FELIZ, PORQUE FEZ MUITA GENTE FELIZ COM SUA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO. ANTES ELE HAVIA DEIXADO UM RECADO: QUANDO ALGUEM LHE JOGAR UMA PEDRA, RECEBA E NÃO REVIDA, SIMPLESMENTE GUARDE-A ELA PODE LHE SER ÚTIL UM DIA, ASSIM COMO FOI PRA MIM.

Nathan Freitas
Enviado por Nathan Freitas em 04/11/2010
Código do texto: T2596879
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.