A VIÚVA DE NAIM - AUTO-AJUDA.

(AINDA ESTÁ EM REVISÃO E

CONSTRUÇÃO TEXTUAL).

Naquela manhã estava sendo o dia mais angustiante que aquela viúva poderia ter. A dor predominava seu espírito, provocando talvez sulcos de tristeza na alma que marcaria toda a sua vida. Seu nome não importa. Seu aspecto é imaterial. Seu titulo irrelevante. Essa Viúva é importante não por conta de quem foi, mas sim pelo que lhe aconteceu; muitos de nós a conhece como a Viúva de Naim. (Passagem bíblica).

Como uma maldição a morte gostava muito dessa mulher, pois tempos atrás já havia feito uma daquelas visitas inesperada, da qual nenhum de nós gostaria de receber e levou seu marido embora. Como se não fosse muito, agora levou seu único filho. Como um furacão furioso que provoca caos ao entrar numa cidade assim se tornou a vida dessa mulher, uma total desgraça.

Sua dor não era fácil de sentir ou de entender, a menos que a morte também tenha passeado por sua vista.

Sabe? Sentir seu gosto, seu toque, seu carinho gélido das mãos da morte, não é pra qualquer um. Muitos entraram nesse campo de batalha e não resistiram. È o momento em que a esperança desprende do consciente. Vai embora por que nossas frustrações a manda embora. Uma mistura de confusão com a ferida da dor invisível, porém real.

Infelizmente, todos têm o poder de superar o beijo frio e cruel calculado da morte, mas a verdade é que apenas alguns consegui vencer.

O peito daquela viúva explodia de remorso ao qual seu coração batia um pouco dificultoso num compasso de desesperança, a fibra de seu corpo ardia como uma fogueira em pleno ardor. Seus olhos inchados de tanto chorar, sua garganta seca de tanto clamar ao seu Deus, o Deus de Israel. Sua fala teria sido cauterizada pela danificação temporária das cordas vocálicas ao esforço ao qual foi necessário usar.

Tenho certeza que esta viúva era muito conhecida na sua região, pois no dia fúnebre uma grande multidão acompanhava. Certamente, também era muito respeitada, pois a multidão chorava pelo o seu defunto como se a sua dor unir-se como numa só carne.

Segundo as leis do Pentateuco, os cincos primeiros livros da bíblia escrito por Moises, em hipótese alguma ela poderia tocar em um defunto, pois se tornaria imunda e teria que se afastar da cidade e das pessoas por alguns dias. Sendo assim, imaginem só essa mãe, além da dor não poderia dar o ultimo adeus, na forma de um simples toque, ou um simples beijo no tal. Ficara só a lembrança do ultimo carinho dado.

(Lucas 7:11).

Será que o Deus de Israel não estava vendo tal situação?

Porque Deus se calava em meio a tanta dor?

Ou Deus estava esperando o momento certo para agir?

Teria possibilidade de Deus esquecer de alguém?

Bem sei que um simples sopro do Criador e tudo voltaria ao normal, se é que eu posso falar assim (normal). Porque se um sopro dEle acontecesse o sobrenatural iria impactar a todos por ali.

Eu li! Tenho certeza que foi Deus quem inspirou a Isaias a escrever a sua vontade. Olhem o que Deus falou através de Isaias:

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.

O Senhor te ver, te ouve. E Nunca vai te esquecer, você está gravado nas palmas da Sua mão.

Talvez você esteja com as mesmas palavras da Viúva de Naim:

- Nas horas que mais precisei do Santo de Israel, Ele se calou. Onde está aquele que é suave aos meus olhos? Onde está aquele que pode resolver a minha causa. Deus me abandonou?

Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

(Salmo 22:2)

Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

“O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?” O SENHOR Deus está no seu santo Templo; o seu trono está no céu. Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem. Salmo 11:3, 4 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

A pergunta de Davi não é nossa também? –– Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? Quando a doença ataca, quando o casamento acaba, quando os filhos sofrem e quando a morte nos assalta, o que devemos fazer?

Curiosamente, Davi não responde à sua pergunta com uma resposta, mas com uma declaração: “O SENHOR Deus está no seu santo Templo; o seu trono está no céu.”

Sua intenção é inconfundível: Deus não muda por causa de nossas tempestades. Ele não recua diante de nossos problemas. Ele não se espanta com esses problemas. Ele está no seu santo templo. Ele está no seu trono nos céus. Prédios podem cair, carreiras podem desmoronar, mas Deus, não. Destroços e escombros nunca o desanimaram. Deus sempre transformou a tragédia em triunfo. Não foi isso que ele fez com José? Observe José na prisão no Egito — seus irmãos o venderam; a esposa de Potifar o entregou. Se o seu mundo está desabando, o mesmo aconteceu com José. Ou considere Moisés, cuidando dos rebanhos no deserto. Era isso que ele pretendia fazer com sua vida? Dificilmente. Seu coração batia com o sangue judeu; sua paixão era liderar os escravos.

Por que então Deus o deixou conduzindo ovelhas? E Daniel. O que dizer de Daniel? Ele estava entre os mais brilhantes e melhores jovens de Israel, o que equivalia a ser um cadete de uma famosa academia militar ou estudante de uma faculdade de altíssimo nível. Mas ele e toda a sua geração foram levados de Jerusalém. A cidade estava destruída. O templo estava em ruínas. José estava na prisão. Moisés estava no deserto. Daniel estava preso. Esses eram momentos tenebrosos. Quem poderia ver algo de bom neles? Quem poderia imaginar que a prisão de José era apenas um estímulo para transformá-lo no primeiro-ministro? Quem teria imaginado que Deus estava dando a Moisés um treinamento de quarenta anos no deserto por meio do qual ele lideraria o povo? E quem poderia ter imaginado que Daniel, o prisioneiro, logo seria o conselheiro do rei? Deus faz coisas assim.

Ele fez com José, com Moisés, com Daniel, e, principalmente, ele fez com Jesus. Em nossos momentos mais difíceis, talvez vejamos o que os seguidores de Cristo viram na cruz. A inocência sacrificada. A bondade assassinada. A fortaleza dos céus atravessada. Mães choravam, o mal dançava e os apóstolos tinham de se perguntar: O que pode fazer a pessoa honesta quando a lei e os bons costumes são desprezados? Deus respondeu à pergunta deles com uma declaração. Com o rumor da terra e o rolar da pedra, ele os fez se lembrar: “O SENHOR Deus está no seu santo Templo; o seu trono está no céu.” E, hoje, devemos lembrar que ele ainda está lá. Ele ainda está no seu templo, ainda está no seu trono, ainda está no controle. E ele ainda converte prisioneiros em príncipes, cativos em conselheiros, e transforma dias difíceis em tempos de descanso. O que ele fez em situações como essas, ele voltará a fazer. Cabe a nós pedir que ele o faça.

Por favor, clame a Ele que faça de novo, desta vez em sua vida!!!

Junto com a viúva de Naim a grande multidão também estava sem esperança, melhor dizendo conformados com aquilo, bom e o que eles poderiam fazer?

Mas ouça as sabias palavras do rei Salomão:

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1).

Mas a caminho da Cidade de Naim vinha outra grande multidão conduzida por um grande Líder... Essa multidão era mais alegre, mais feliz. Nessa imensa aglomeração de gente existiam três categorias de pessoas, uns vinha pra adorar ao Deus de Israel, outra que vinha só por curiosidade e a outra que estava no meio só pra observar e ver se encontrava alguma prova para poder incriminar esse grande líder que anunciava o amor. Observe que de um lado um grande numero de pessoas seguiam o cortejo da morte que dançava numa forma de comemorar como se a desgraça fosse um grande premio. Do outro lado a multidão seguia o cortejo da Vida.

A Vida que ensina, a Vida que Cura, a Vida que transforma qualquer desgraça em maravilha, A Vida que devolve a esperança, que resplandece a luz no nosso caminho. Nos capacita, nos renova as forças em meio as fraquezas. É está Vida que nos leva ao pai o Deus de amor e misericórdia.

Entre eles Havia um homem que é a Vida e que faz toda diferença em nossas vidas: seu nome Jesus. Se você puder feche os olhos e sussurre bem suave esse nome e sinta o alivio que Ele nos traz. Ele não só era homem, mas também Deus, ou melhor dizendo: Jesus é a vontade do Deus Pai em ação. Ele é o amor, é a misericórdia, o perdão, Ele é a Esperança dos desafortunados. Jesus é a vida.

Como num campo de batalha as duas grandes multidões se cruzam e todos já estavam parados, como se aquele homem provocassem um hipnotismo maravilhoso que chega prendendo a Ele toda atenção.

Na porta da cidade de Naim uma melodia alegre soa no campo da tristeza no campo da morte. Uma mão suave toca o ombro da viúva de Naim.

Aquele toque fez com que o dia mais terrível da mulher caísse por terra, como se uma grande capa de um jugo pesado e imundo caísse de seus ombros.

Um sol nasceu naquele jardim. Como perfume que chega até as nossas narinas como um aroma suave se irrompeu naquele momento fúnebre. Dava pra sentir a vibração de uma grande esperança que acabara de chegar.

Imaginem só o Criador estava de frente olhando para a mulher, seu olhar eu creio, que perfura e extrai a mais profunda dor que habite dentro de uma alma abatida. Voz que um dia disse haja e houve e tudo se criou. Hoje sussurrou nos ouvido de uma viúva com trauma da sua própria existência:

- Não chores mais! – disse Jesus.

O que Jesus quis dizer com “não chores mais?”

Ele queria dizer, mulher eu sou a solução do teu problema, o fim da tua dor, a espera que tu nunca tiveste. Eu sou o sopro que dar a vida aos mortos. Eu sou o balsamo que cura as tuas feridas.

Disse Jesus:

- Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Uma injeção de animo foi aplicada na viúva, com apenas uma palavra do Criador.

Se o vento falasse teria dito naquele instante:

- Não é Ele o Nosso Criador, lembro de suas palavras; O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. (Isaias 61:1 e 2).

A multidão que acompanhava a mulher estavam divido no seu pensar. Talvez estivesse pensando quem é este, mas de outros podia escutar os seus sussurros, não é este o Jesus que dar vista aos cegos levanta paralíticos, expulsa espíritos imundos, limpa lepra com apenas uma palavra e da vida aos mortos?

Já a multidão que estava com Jesus: o grupo dos três. O primeiro grupo certamente disse:

- Vai restaurar a vida do defunto.

O outro grupo:

- será que ele vai conseguir desta vez, ou vai ser envergonhado diante das suas palavras.

Já o ultimo grupo resmungou:

- O que será que Ele vai fazer? Será que vai pronunciar alguma palavra de consolo? Ou será que vai vir com aquela conversa de que no ultimo dia os mortos ressuscitaram?

Mas Jesus nunca precisou usar fé, porque Ele tinha e tem todo o poder!

Jesus que quer dizer “O Senhor salva”, caminhou até o caixão e tocou no esquife e disse:

- Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.

E entregou-o a sua mãe.

E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.

(Lucas 7:12 ao 17)

Jesus esse nome tem poder.

Clame por Ele e Ele virá te salvar, seja qual for o teu problema.

Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Você poderia orar comigo agora:

FAZE-O NOVAMENTE,SENHOR

UMA ORAÇÃO PARA OS

MOMENTOS DE AFLIÇÃO

QUERIDO SENHOR,

A nossa esperança ainda é a de despertarmos. A nossa esperança ainda é a de abrirmos os olhos sonolentos e pensarmos: que sonho horrível. Como isso pôde ter acontecido?

Estamos tristes, Pai.

E por isso nos achegamos a ti. Não pedimos ajuda a ti; nós a suplicamos. Não pedimos; imploramos. Sabemos o que tu podes fazer. Lemos as historias. Refletimos nas historias e agora suplicamos: “Faze-o novamente, Senhor. Faze-o novamente”.

Tu te lembras de José? Tu o resgataste do poço. Tu podes fazer o mesmo por nós. Faze-o novamente, Senhor.

Tu te lembras dos hebreus no Egito? Tu protegeste seus filhos contra o anjo da morte. Temos filhos também, Senhor. Faze-o novamente.

E Sara? Tu te lembras de suas orações? Tu as ouviste. Josué? Tu te lembras de seus medos? Tu o inspiraste. E as mulheres no tumulo? Tu ressuscitaste sua esperança. As duvidas de Tomé? Tu as levaste embora. Faze-o novamente, Senhor. Faze-o novamente.

De cativo, tu transformaste Daniel em um conselheiro do rei. Tomaste Pedro, o pescador, e o fizeste Pedro, o apostolo. Por causa de ti, Davi deixou de conduzir ovelhas para conduzir exércitos. Faze-o novamente, Senhor, pois precisamos de conselheiros hoje; precisamos de apóstolos; precisamos de lideres. Faze-o novamente, querido Senhor.

Sobretudo, faze novamente o que fizeste no Calvário. O que vimos nesta tragédia, tu viste ali naquela sexta-feira. A inocência acabou. Deus estava sofrendo. Mães estavam chorando. O mal estava dançando. Assim como as sombras caíram sobre nossos filhos, a escuridão caiu sobre o teu Filho. Assim como nosso mundo se despedaçou, o Filho da Eternidade foi transpassado.

E, ao anoitecer, a canção mais doce do céu foi o silencio, enterrado atrás de uma pedra.

Mas tu não hesitaste, ó Senhor. Tu não hesitaste. Depois de seu Filho permanecer por três dias em um buraco escuro, tu rolaste a pedra, bradaste na terá e transformaste a sexta-feira mais escura no domingo mais brilhante. Faze-o novamente, Senhor. Transforma este Calvário em Páscoa.

Obrigado por estas horas de oração.

Que tua misericórdia seja sobre todos os que sofrem. Concede aqueles que nos conduzem uma sabedoria que vá alem de seus anos e experiência. Tem misericórdia das almas que partiram e dos feridos que ficaram. Dá-nos graça para que possamos perdoar e fé para que possamos crer.

E olha com bondade para a tua igreja. Por dois mil anos tu a tens usado para curar um mundo ferido.

Faze-o novamente, Senhor. Faze-o novamente.

Por meio de Cristo, amém.

Expiração que o Senhor me concedeu num dia de muita angustia.

Obrigado Senhor pela sabedoria e inteligência concedido a um vaso de tua casa.

Obrigado por me conceder este precioso dom: me ensina a usá-lo para levantar

Vidas.

Natal-Rn, 07-07- 2010

*******

LIVRO A VENDA, DE MINHA AUTORIA:

A ÁRVORE QUE QUERIA CONHECER O MUNDO E OUTRAS HISTÓRIAS (CONTOS DE REFLEXÃO SOBRE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA). PARA TODAS AS IDADES.

SITE: www.livrariacultura.com.br

OU SITE DA EDITORA;

http://24.233.183.33/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br

PROCURAR na 'AREA' “CONTO”.

OU COM O PROPRIO AUTOR.

benrogers2011@yahoo.com.br