Menino que dormes na rua

Meu coração chorou lágrimas de dor, a primeira vez que vi, em Copacabana, crianças dormindo na rua, quando cheguei ao Brasil, quase vinte meses atrás. Vi também, outras crianças mexendo no lixo das ruas, onde procuravam restos de alimentos com suas pequenas mãos roxeadas e sujas. Suas barrigas encolhidas de tanto apertar a fome do dia. Pés sujos, com feridas, descalços. Suas poucas roupas tinham forte e desagradável odor. Uma triste realidade com a qual eu nunca me tinha confrontado em toda a minha vida vivida em Portugal. Uma triste realidade que me comove e me faz refletir sobre o mundo e a vida que essas crianças conhecem.

É triste saber que há crianças morrendo com fome, quando há pessoas que desperdiçam tanta comida. Quantos não gostariam de poder comer as migalhas que caem da mesa de outros...

Paremos um pouco para pensar. Vamos tentar nos colocar, por um dia só que seja no lugar daqueles meninos... iríamos sentir o que eles estão sentindo agora… fome… dor… sofrimento… falta de alguém… amor… carinho… respeito… e a falta de serem valorizados como seres humanos de verdade.

No nosso dia a dia, acabamos, muitas vezes por nos tornar egoístas, mesquinhos, reclamando de tudo e de todos, enquanto essas crianças vivem em situação tão lamentável…

Senhor meu Deus... perdoa-me!

Menino que dormes na rua

Menino que dormes na rua

Menino sem condição

Possuis em teus olhos a lua

E estrelas em tua mão

Menino que dormes na rua

Não corras! Serás ladrão!

Sentes frio em tua pele nua

Buscas agasalho em teu coração

Menino que dormes na rua

Descalço pisas o chão

Não há verdade mais crua

Querer comer e não ter pão...

Sonho-te em um mundo perfeito

Com amor, carinho, abrigo...

Chorará de dor o meu peito

Enquanto fores mendigo!

Ana Flor do Lácio (04/10/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 05/10/2010
Reeditado em 05/10/2010
Código do texto: T2538297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.