É preciso saber ouvir

"Outras vezes oiço passar o vento,

E acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa)

Tendo como título esta frase de Fernando Pessoa, queria passar hoje aqui só para lembrar a importância de saber ouvir.

Será que estamos realmente ouvindo com a mente e com o coração aquilo que os outros nos falam? Às vezes uma pessoa tenta apenas nos ajudar com uma fala e nós, sem percebermos, rejeitamos.

Uma de nossas maiores dificuldades é saber ouvir.

Aprender a ouvir por detrás das palavras é, de fato, difícil.

Todos deveríamos aprender a ouvir, a escutar com a voz do coração e a ouvir o que aquele coração me quer transmitir... Engraçado como nós, os seres humanos somos complicados... Será que é tão dificil abrir o coração?... Ser transparente? Abrir a alma? Dar-nos a conhecer?

Todas as pessoas que cruzam o nosso caminho têm algo a dividir conosco, algo a acrescentar à nossa existência. Há que parar e saber ouvi-las.

O Universo conversa conosco, seja em forma da natureza, de pessoas, de acontecimentos. Para ouvir, basta prestar atenção. Basta abrir os olhos, os do coração, para se ver. E para viver com os outros, é preciso ouvir. É preciso saber ouvir, sem escudos, sem as verdades absolutas e inquestionáveis. Ouvir sem o passado, sem o futuro, apenas com o presente. É preciso saber ouvir.

Ana Flor do Lácio (04/10/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 04/10/2010
Código do texto: T2536313
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.