== Você é uma pessoa nutritiva? ==
A vida é feita de escolhas. E essas escolhas corroboram pra construção de nossa identidade. Quando fiquei sabendo do convite para ir à uma palestra em Cuiabá, no dia do Administrador, 9/9, escolhi ir. Apesar de todo o cansaço do dia a dia, seria muito bom interagir com estudantes de outra área e aprender um pouco mais.
Algumas pessoas me perguntaram o que tinha a ver a palestra do Dia do Administrador com a Psicologia. Eu disse que tinha muito a ver, porque como os administradores estão sempre mexendo com dinheiro, metas e prazos, seria muito bom estar lá pra no caso de se algum deles estivesse precisando de terapia...[risos].
As palestras foram proferidas no Centro de Eventos do Pantanal. No primeiro momento falou-se sobre as perspectivas da Copa do Mundo no Brasil, especificamente em Mato Grosso. No segundo momento outro palestrante falou sobre 'Gente Nutritiva'. Causou um certo estranhamento em mim, acho que em muitas outras pessoas também, porque estávamos num evento sobre administração, e agora falar sobre nutrição? Ficamos meio com cara de paisagem [risos].
Pensem numa pessoa que já é seu amigos há tempos. Que chega, já vai abraçando todos, perguntando sobre sua vida, falando alegremente, muitas vezes de maneira irreverente e que envolve todos à sua volta. Luciano Pires é uma dessas pessoas, além de extremamente nutritivo, apesar de ter gosto duvidoso para escolher camisas [risos]. A vida é feita de escolhas e a escolha de sua camisa foi o mote para iniciarmos uma deliciosa viagem sobre nossa capacidade de percepção e auto-percepção e suas implicações na nossa vida.
Pediu que nos imaginássemos numa sala. E, sentados nessa sala, uma porta se abre. Por ela entra aquela pessoa que você adora, que é extremamente querido, feliz, envolvente, com a qual você ama conversar, interagir, cheia de idéias interessantes, irreverentes. Uma pessoa repleta de características positivas, e que quando está com ela, o tempo passa depressa, você nem sente. Quinze minutos conversando com alguém assim é um grande ganho pra sua vida.
Posteriormente pediu a nós que nos imaginássemos novamente na mesma sala. E novamente a porta se abre, e o diabo entra - seu chefe, por exemplo [risos]. E quinze minutos parecem ser uma eternidade. A pessoa suga suas energias, reclama de tudo e de todos, a cadeira até começa a incomodar, os ouvidos doem, você se sente sufocado, esgotado, aniquilado. Ao final da conversa você sente que perdeu preciosos quinze minutos da sua vida.
Num terceiro momento pediu que imaginássemos alguém sentado dentro daquela sala. Uma pessoa sentadinha ali. A porta se abre e você entra. Como será que a pessoa se sente? Será que para ela você é o alegre-inteligente-irreverente, a pessoa que sempre faz com que o tempo passe rápido e cada conversa só acrescenta à vida dela... Ou será você o diabo? Aquele que o aniquila e o angustia, cansa e o esgota...? Será que você fará com que ela ganhe vida ou perca tempo[vida]?
Pessoas nutritivas são aquelas do primeiro caso. Cabe perguntar agora: você é uma pessoa nutritiva?
A partir desse ponto, nosso palestrante nutritivo hipnotizou a platéia com suas colocações deliciosas e informações altamente nutritivas. O tempo que passamos juntos ali foi pouco [pena], mas posso dizer sem medo de estar falando bobagens: ganhei uma hora da minha vida naquela palestra.
Agradeço à Direção da FAPAN pelo convite e pela disposição em proporcionar nutrição à nós, alunos. Nossa faculdade nutritiva ganhou prêmio pela participação no evento!
E aproveito para deixar a vocês um convite: visitem o site do Luciano Pires, sigam-no no Twitter, leiam mais sobre este assunto, convide-o pra palestrar na sua empresa, leve nutrição pros seus colaboradores, reflitam sobre o tema... [Será que rola uma comissãozinha aí Luciano? rs]. Olhe pra si mesmo, faça uma auto-análise. Se você não se acha nutritivo, torne-se!
Um abraço à todos e uma vida cheia de nutrição pra todos nós!
[P.S.: Agora sei que sou altamente nutritiva, rs.]
Site do Luciano Pires
http://www.lucianopires.com.br/
Café Brasil
http://www.portalcafebrasil.com.br/
http://twitter.com/lucianopires
Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=898625