21- "Atiçando" o leitor

que existe em você:

"Se somos aquilo de que lembramos,fomos feitos também para esquecer."

"O saudável não é se lembrar de tudo.Ter memória perfeita seria trágico.Gastaríamos tempo com algo irrelevante.Informação demais atrapalha."

( Suzana Herculano-Houzel: Pílulas de Neurociência para uma vida melhor - Ed. Sextante)

"A exatidão e a abundância de detalhes saturariam o cérebro a ponto de impedi-lo de processar novos dados.Além disso,é necessário esquecer para poder fazer generalizações e pensar."

( Iván Izquierdo : A arte de esquecer - Ed. Vieira & Lent.)

"Lapsos ocasionais são normais.A falta de concentração prejudica o registro do fato,e um registro fraco dificulta a evocação posterior."

( Benito Damasceno,professor de neurologia e neuropsicologia)

"É possível recordar fatos que jamais ocorreram.A memória não é fotográfica.Ela resulta de um processo de reconstrução,retomado cada vez que a lembrança é evocada,como no velho ditado: quem conta um conto aumenta um ponto."

( Lilian Stein : Falsas memórias - Ed. Artemed.)

"A memória humana está cheia de meios-termos.Lembra o que abstraiu de experiências,aciona a criatividade e planeja ações diferentes."

( Martha Lear : Onde deixei meus óculos - Ed. Sextante)

-Se você se sentiu instigado e quer saber mais,leia o artigo "Mas você não lembra..."( Revista Claudia- agosto de 2010) e adquira os livros citados.

- Eu confesso que estas informações me reconfortaram.Foi um alívio saber que sou um ser humano "esquecido",dentro da normalidade, e não a um passo de sofrer de Alzheimer.

- E para terminar,escolhi a frase mais fantástica:

"O aspecto mais notável da memória é o esquecimento."

( James McGough,neurobiólogo da Universidade da Califórnia)

Maria Neusa em setembro de 2010

maria neusa
Enviado por maria neusa em 03/09/2010
Reeditado em 03/09/2010
Código do texto: T2476355
Classificação de conteúdo: seguro