CONVITE...
Acabo de ver, aqui no Recanto, uma propaganda do livro “O PRETORIANO”, da Cristina Nunes. Assim fico à vontade para escrever minhas impressões sobre a obra, sem correr o risco de ser convidado a retirar este comentário do meu espaço.
Li o romance. Quase de um só fôlego! Um primor de historia que leva a assinatura de Caio Fabio Quinto, que retorna da Roma dos Césares, na psicografia da querida amiga.
A sensibilidade da nossa Cristina é incrivelmente envolvente e marcante, máxime quando consegue – e isto ela o faz sempre ao longo de toda a narrativa – captar de forma perfeita o passado intercalado no presente, indo e voltando de uma época separada por milênios sem que o leitor se perca um só segundo na narrativa.
Uma historia em que o narrador convence plenamente de sua realidade. Uma realidade que continua a existir em nossas vidas na época atual. Pouco mudou; apenas as formas menos requintadas de tratamentos e os costumes, talvez até mais devassos. Entretanto, a essência da imperfeição e a luta incessante que travamos para o nosso aperfeiçoamento moral é a mesma.
Este é o convite que faço a todos que apreciam uma boa leitura. O Pretoriano.