Reflexão sobre morte 

     O medo que certamente a maioria dos mortais sente e tem é o da morte. Isto é mais que natural, pois, o homem não foi constituído para a morte e sim para a vida e como diz o próprio Jesus, vida em abundancia e plena. 

     Não há nada mais prazeroso que poder desfrutar da beleza da vida, poder usufruir de todas as maravilhas da criação. Ter um corpo sadio, uma mente sã e aberta para regozijar a vida. 

     É bem verdade, que quando algumas pessoas são constituídas de uma deficiência física ou neurológica, de alguma forma tem a compensação – algo que a ciência vem constatando. Sendo assim, tais pessoas também podem ter plena alegria e prazer em se viver. Se existe obstáculos é de ordem de preconceitos. Infelizmente, o preconceito é uma deficiência do ser humano, mas nada que através que uma mente aberta, a paz de espírito, garra pela vida não possa ser superado. 

     Por outro lado, quando se encontra doente seja uma doença física ou psíquica, durante a fase que está adoentado tudo perde a graça. Basta uma simples dor para se mudar totalmente o estado psicológico, tirando qualquer prazer, e trazendo incomodidades. 

     Uma gripe, por exemplo, já é o suficiente para sentir o corpo cansado; rejeita-se alimento que mais gosta; ouvir uma musica a qual se goste e não se ter prazer. Não achar graça em piadas, etc. A palavra de força e de solidariedade que recebe não se consegue absorver. Enfim, se tem transformação radical tanto organicamente como psicológica – olha que aqui falei de uma simples gripe. 

     Pois bem, a vida somente é prazerosa quando estamos bem. Porem, quando passamos pela dor seja física ou emocional entramos num estado de tristeza, angustia e falta de animo. 

     A morte é uma realidade que não temos como fugir dela. Mais cedo, ou mais tarde independente nossa vontade teremos que enfrentá-la. Pensando nisto, Deus na sua infinita bondade também nos prepara para que aceitemos e possamos vencer o medo até mesmo a cogitando em determinado momento. Deus vem nos dar força e coragem para enfrentá-la. 

     Como anteriormente escrevi, uma simples gripe é capaz de transformar todo nosso estado de espírito. Uma pessoa sobre doenças graves e crônicas que permanecem acamados por vários anos; será que a dor, o sofrimento não as deixa entregue e de certa forma pedindo o descanso? Enfim, a sua esperança não seja morrer? 

     O sofrimento por doenças também é uma forma muito direta de Deus trazer mensagens, fortalecer o homem e lhe dar paz para morrer, dando-lhe a coragem necessária para se despedir da vida terrena. 

     Quantas vezes se presencia pessoas em estágios terminais e que são eles que consolam os visitantes? Proporcionando ao visitante sentir mais fortalecido pela forma que transmite paz e segurança?
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 14/09/2006
Reeditado em 15/09/2006
Código do texto: T240228