Salmos 119 (Aflição)

“...Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra...”

Salmos 119:67

“...Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos...”

Salmos 119:71

Considero o capitulo e versículo deste Salmo um dos mais profundos da bíblia, pela riqueza em ensinamento que ele tem sobre coisas que nos acontecem e o por que.

Quem nunca se perguntou o por que de, de uma hora pra outra aquele relacionamento que aparentemente ia bem acaba? Aquela profissão que nos dava tanto orgulho de exercer a perdemos? Quem nunca achou “injusta” a maneira com que ocorrem algumas coisas em nossas vidas? Mas vamos entender o que este Salmo que Davi, o homem segundo coração de Deus escreveu...

Quem nunca ouviu aquele ditado “só damos valor a algo, quando o perdemos”? Pois é, ele tem razão, algumas coisas acontecem em nossas vidas para que nós venhamos a dar valor aquilo, o(a) namorado(a) por exemplo, como você o(a) vê? Mais um beijo? Apenas mais um abraço? Apenas mais um ‘eu te amo’? E o emprego? Ele está tirando seu tempo com sua família? Ele está tirando sua convivência com aqueles que você ama? O dinheiro já conseguiu corromper seu coração ao ponto de abafar sua honestidade? Davi diz nesse Salmo que enquanto Deus o afligia, ele ia aprendendo o caminho correto, afinal, temos manias de culpar a Deus mas será que Ele teria prazer no sofrimento humano? Olhando pelos dois lados, se você crê que Ele existe e é bom, Ele não iria querer ver simplesmente seus filhos sofrerem, se você acha que Ele é mal, então por que um ser do tamanho dele ia la ligar pra um monte de insetos como nós? Ele teria mais coisas pra fazer... Acreditando que Ele é bom, então imaginamos que tem algo mais em Ele permitir que venhamos sofrer...

Não gosto de digitar muito então vamos ao foco, imagine que você namora uma pessoa e você um dia orou dizendo “Senhor, faça do nosso relacionamento um relacionamento forte, dentro de sua vontade” e amanhã numa briga lá está você chamando ela de cadela, falsa, fácil e essas coisas, e de repente esta você aqui, orando e lutando por aquela “cadela falsa e fácil”, e enquanto você luta você pensa “Poxa, olha isso aqui que eu briguei com ela, eu achava um motivo justo mas hoje percebo que foi muito besta...’ e você começa a se criticar e avaliar o seu papel como homem e vê seus erros, falhas, pecados e começa “Não, quando ela voltar será diferente, agora eu vou fazer de tudo para que ela veja que eu mudei...” e de repente quando ela volta, ela percebe que realmente você mudou, não apenas por palavras mas por atos, mudança tal que não poderia ter acontecido sem você ter sido afligido, sem ter sido provado e não é diferente naquele emprego, ou em outro caso que esteja passando, o arrependimento é uma das maiores armas para a mudança de um ser humano, e ela só vem em momento de tristeza, angustia e perda, mas, servimos um Deus que é poderoso para restituir aquilo que foi roubado ou perdido, e quando voltar, você dará o devido valor a Deus, aquilo e poderá dizer “Bom me foi ter sido afligido, por que hoje posso dar valor...”

Fique na paz

brucejoker
Enviado por brucejoker em 16/07/2010
Código do texto: T2381377
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.