Salmos 121:01-02

http://www.youtube.com/watch?v=PJek5ZtR3fM

“Elevo meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra...” Salmos 121:01-02

Existe uma coisa que é totalmente natural de TODO ser humano, se você precisa de ajuda você irá procurar naquele ou naquilo que é maior e mais forte que você que poderá resolver seus problemas...

Lembra? Alguém na escola quer brigar com você e ele é maior, mais forte, vamos logo naquele amiguinho que é maior, forte também pra nos proteger,

o aluguel atrasou? Vamos dar uma conversadinha com o chefe,

brigou com o melhor amigo? Vamos até aquela pessoa que tem influência forte sobre ele para que ele nos interceda;

O fato é que se precisamos de ajuda em determinada situação, nós vamos até aqueles que podem nos ajudar financeiramente, com uma palavra, com um abraço...

E quando o dinheiro não pode nos ajudar? E quando o abraço e a palavra amiga até animam, mas duram até o momento deles irem embora, eles saindo pela porta a dor, a saudade, a depressão volta a invadir nossos corações?

O salmista usa de uma metáfora para expressar uma situação:

Metáfora : Pela história entendemos que ele estava em um vale, região baixa e que de repente ao se deparar com a visão das montanhas, desejou aquele lugar, desejou sair daquele lugar baixo, úmido, escuro e queria ir lá pra cima onde haveria sol, abrigo e proteção, mas quem o levaria até lá? Quem o ajudaria a subir? Quem o livraria daquela situação? Logo em seguida ele demonstra sua fé e intimidade, dizendo que o mesmo Deus que criou ele, o vale onde ele estava e a montanha que ele almejava poderia o levar até lá, ele está dizendo que como foi Deus quem criou todas as coisas, então todo poder estaria em suas mãos, o controle de tudo está em seu poder e aquilo que pro salmista era impossível de se alcançar, para Deus era simples já que o próprio criou todas as coisas, e o que seria impossível para Ele? (Lucas 1:37 / Jeremias 32:27)

Tradução pros dias de hoje : As vezes estamos no vale, lugar úmido, gélido, lugar onde o coração e a alma se angustiam, lugar onde está tudo escuro e não vemos saída, não vemos direção, até conseguimos ver onde queremos estar através de nossos sonhos mas como chegar lá? Qual o caminho a seguir e quem poderia nos ajudar a chegar até lá?

Ai então entendemos que o salmista quis dizer que Deus, o criador de TUDO e de TODOS, o que criou os céus, a terra, que criou você e seus sentimentos, vontades, virtudes, e que criou também aquilo que você tanto sonha, criou aquele lugar onde você deseja estar mas não consegue subir, não consegue chegar, não poderia levar você até lá? Pense, Ele criou os céus, a terra, pôs limites no mar, conhece a terra com a palma de sua mão e suas medidas (Jô 38), criou a vida e o espírito, conhece as estrelas pelo seu nome, o mesmo que mandou o mar se aquietar, o mesmo que ressuscitou Lazáro, que fechou a boca de leões, o que foi morto mas no terceiro dia ressuscitou e perguntou “Morte, onde está a sua força? Onde está o seu poder?”, olhe a sua volta, quem poderia criar a chuva? Quem poderia dar a vida a alguém? Colocar neles espírito, alma, criar peixes amarelos, azuis, vermelhos, verdes, coloridos, listrados, o Deus que tudo pode e tudo faz, você acha que Ele não poderia levar você até o sonho que Ele mesmo criou com as mãos Dele? Seu socorro não virá do homem e nem virá de nenhum outro, que não seja Deus, confie Nele, se apegue a Ele, que Ele TUDO pode, TUDO faz e TUDO é...

Fiquem na paz

brucejoker
Enviado por brucejoker em 15/07/2010
Código do texto: T2378842