Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
Qual o lírio entre os espinhos, tal qual é a minha amiga entre as filhas.
Qual a macieira entre as árvores do bosque tal qual é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
Paráfrase prosáica:
Indizível é a beleza da rosa, perfeita no aconchego de suas pétalas;
inebriante, cândido, suave e inconfundível é o seu perfume...
A infinita sabedoria de Deus a fez exuberante, entre os espinhos.
Porém, a Rosa de Sarom, maior que todas às rosas, perfeccionista em toda a Sua criação, achou por bem, colocá-la entre os espinhos... Os condutores de dores..são também protetores.
A rosa não degenera...Exala seu perfume, encanta e adorna, aos vivos e aos mortos.
Os seus espinhos, não lhe ferem... só lhe protege...Cada um deles traz em si o próprio galardão; mais interesante ainda é poder discernir que,
tanto a rosa quanto os espinhos se alimentam da mesma seiva; juntos recebem os mesmos raios de sol; o mesmo orvalho lhes acaricia; a mesma rega... lhes garante a vida.Tão diferentes em suas aparências e papeis, porém, possuem afins para determinados fins.
A rosa é e será sempre a rosa, nada lhe mudará a essência.
Paráfrase contextual bíblico:
Somos filhos do mesmo Pai e, convivemos com pessoas que, comumente, sorriem e nos falam coisas agradáveis – lisonjas só de lábios, longe estão dos seus corações...
A ascensão, ou o sucesso do próximo – seja em qual for a ária –, ascende-lhes a “Síndrome de Caim”, rouba-lhes a visão, o sono, a paz.
O pensamento desses é de que, tudo quanto a vida pode oferecer de bom e promissor, estaria reservado só para si... Dessa forma, são consumidos por sentires contrários ao bem. Percebe-se, infelizmente, em muitos, o sentido competitivo, a busca desnecessária em expor as próprias qualificações, de forma exagerada e incansavelmente.
Os que têem a essência da rosa são procurados, e, desejados por seu perfume peculiar. O trabalho justo e ações de igual valor fazem parte da essência da rosa. Nenhum emaranhado de espinhos, lhes roubarão, ou degenerarão, simplesmente, por ela – a rosa – não estar interessada em nada mais do que ser só a rosa.
O roseiral possui porções certas, não faz acepção em seu derramar... A sua seiva é pura.
Cabe a cada um de nós florecer ou murchar...
Além da rega, é preciso o adubo, nutrientes – ações dignas – para um crescimento e frutificação perfeitos.
Que Deus nos ajude a combatermos e vencermos o maior inimigo nosso:
“ O nosso EU.”
EstherRogessi,Escritora UBE Mat.3963. Mensagem: O OLHO DIVINO & A POÉTICA DE CANTARES. Fonte: Bíblia Sagrada, Cantares de Salomão 2:1-3. Imagem Web. 23/06/07.