A arte do perdão

NO ATUAL ESTÁGIO DA HUMANIDADE EXISTEM CERTOS COMPORTAMENTOS QUE SÃO UM GRANDE DESAFIO EM NOSSA CAPACIDADE DE APLICAÇÃO. ENTRE ESTES ESTÁ O PERDÃO.

O PERDÃO É MUITO IMPORTANTE NA VIDA DE RELAÇÃO E JESUS DEU BASTANTE ÊNFASE À SUA PRÁTICA. NUNCA SE FALA SUFICIENTEMENTE SOBRE O PERDÃO, NÃO APENAS COMO NORMA DE CONDUTA, MAS ESTE SE APRESENTA COMO O COROAMENTO DE UMA GRANDE VIRTUDE DO SER HUMANO E COMO A MAIS PROFUNDA MANIFESTAÇÃO DE DEUS EM NÓS, VISTO SER TRABALHADO JUSTAMENTE JUNTO A QUEM NOS FERIU.

POR ISSO ELE É UM SENTIMENTO QUE NÃO DEVEMOS ENXERGAR QUE SIRVA APENAS PARA SER APLICADO PELOS OUTROS, MAS PARA MEDITARMOS NA SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSA VIVÊNCIA FAMILIAR OU SOCIAL, NAQUELE MOMENTO DIFÍCIL EM QUE FOMOS AGREDIDOS, OU QUANDO ALGUÉM NOS FAZ MAL OU A QUEM AMAMOS.

SEM O PERDÃO SOMOS ESPÍRITOS ATRASADOS. QUANDO NÃO CONSEGUIMOS, NÃO TENTAMOS OU NÃO QUEREMOS PERDOAR, NOS APROXIMAMOS DO ESTÁGIO VIVIDO PELOS ANIMAIS INFERIORES, OU PIOR, SOMOS POR VEZES SUPERADOS POR ELES. JÁ ACONTECEU DE A PESSOA CHEGAR EM CASA, ESTRESSADO, NERVOSO, E DESCONTAR NO CACHORRO, BRIGANDO OU CHUTANDO O ANIMAL. PASSADOS AGUNS INSTANTES, SE A PESSOA SE ARREPENDE, VAI ATÉ ELE E O CHAMA, LÁ VEM O ANIMAL TODO ALEGRE, ABANANDO O RABO, QUERENDO AGRADAR O DONO. NÃO DEVE SER UM CÃO, NÃO DEVE SER UM ANIMAL DOMÉSTICO, QUE DEVA SABER MAIS DE PERDÃO DO QUE NÓS.

O PERDÃO É UM DESAFIO AO SENTIMENTO. NÃO É UM DESAFIO À RAZÃO. QUANDO NOS LIMITAMOS A QUERER PERDOAR COM A CABEÇA, NÃO O ENTENDEMOS, POIS O ESQUECIMENTO DA OFENSA DEVE DAR-SE NO CORAÇÃO E NÃO NO CÉREBRO. ASSIM, PARA QUE EXISTA O PERDÃO DO CORAÇÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO ELIMINAR O RESSENTIMENTO. DESTA FORMA A MEMÓRIA PODERÁ ATÉ LEMBRAR, MAS OS SENTIMENTOS NEGATIVOS JÁ TERÃO DESAPARECIDO, E ISSO PROPICIARÁ NOSSA LIBERTAÇÃO DAS VIBRAÇÕES TEMPESTUOSAS, DOS TRAÇOS DE ODIOSIDADE QUE CARREGAMOS CONOSCO.

PRECISAMOS RENUNCIAR À PRETENSÃO DE NUNCA NOS DEPARARMOS COM DESAFETOS EM UM MUNDO CONTURBADO COMO O NOSSO. ELES PODEM SURGIR A QUALQUER INSTANTE. MUITAS VEZES, PODEMOS SURGIR NÓS MESMOS COMO DESAFETO DE ALGUÉM EM VIRTUDE DO NOSSO ORGULHO, PAI DE TODOS OS MALES.

PORTANTO, PARA O BEM DE NOSSA SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL, É IMPERIOSO AFASTAR A IDÉIA DE MALDIZER ALGUÉM, BEM COMO ALIMENTAR QUALQUER SENTIMENTO MALÉVOLO CONTRA O POSSÍVEL DESAFETO. QUE NÃO SINTAMOS JAMAIS NENHUMA ALEGRIA PELOS MALES QUE O POSSAM ATINGIR, NEM QUALQUER ABORRECIMENTO PELOS BENEFÍCIOS QUE ELE VENHA A RECEBER, A FIM DE NÃO MANCHAR NOSSA ALMA COM SENTIMENTOS INDIGNOS. POSSAMOS DAR TEMPO AO TEMPO - SENHOR QUE A TUDO MUDA - NA ESPERANÇA DE TOCAR-LHE O CORAÇÃO E INDUZI-LO A MELHORES SENTIMENTOS PARA CONOSCO. QUE ESTEJAMOS PRONTOS PARA RECEBÊ-LO, COM AS DEFESAS DESARMADAS E O CORAÇÃO ABERTO.

ivo nunes
Enviado por ivo nunes em 24/06/2010
Código do texto: T2339025