Olá,

Tudo começou quando, ainda no primeiro dia de aula, propus aos jovens, rapazes e moças, que me acompanhariam no processo de qualificação profissional, os meus queridos alunos, o motivo da minha realização pessoal, um final de aula diferenciado. A proposta era para que todos os dias, dez minutos antes da saída, lessem um poema e falassem sobre o autor. A surpresa veio quando TODOS disseram SIM à proposta.
No começo foram lidos versos de Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Cecília Meireles e muitos outros escritores.
A admiração veio quando William, um jovem um tanto tímido, falou que gostava de escrever. Fiquei encantada e mais que depressa pedi que no próximo encontro lesse um poema de sua autoria.
No dia seguinte, percebi que passou a aula um pouco inquieto, mas fingi que não havia notado. O final da aula havia chegado e minha expectativa era grande. Convidei-o para ler o poema. A sala aguardava em silêncio. Meio envergonhado, leu o texto rapidamente e logo foi sentar-se. Pedi licença à turma e reli o texto pausadamente, para que todos entendessem. Um poema lindo, falando de amor.
Nos dias subseqüentes, outros alunos começaram a levar seus escritos. Agora quase não lemos outros autores, só os da sala “FANTÀSTICA”.
Durante uma das reuniões pedagógicas que acontecem todas as sextas-feiras, contei o que estava acontecendo na nossa turma e pedi aos colegas que conversassem com seus respectivos alunos sobre a página que seria aberta, aqui, no Recanto das Letras, e que seria usada para divulgar os textos produzidos pelos alunos.
Portanto, todos os textos desta página foram escritos pelos alunos do PROJOVEM Trabalhador da cidade de Taboão da Serra. O curso é ministrado pela Associação Horizontes em parceria com a Prefeitura de Taboão e o Ministério do Trabalho e Emprego. Atende jovens de 18 a 29 anos.
Quero agradecer a Associação Horizontes, à Coordenação do projeto e todos os professores pela colaboração.

Link de acesso:

http://www.recantodasletras.com.br/autores/AHProJovem


Boa leitura a todos.


Professora Mazé Carvalho