Um alerta aos grosseiros

Muita gente confunde grosseria com personalidade forte ou traço de caráter. Nada mais errado. Rudeza não é demonstração de firmeza de caráter, mas de insensibilidade e de falta de respeito com os sentimentos dos outros. Sensibilidade não é fraqueza, é saber ver como quem está ao seu lado se sente, é ser solidário. Quem sabe sentir, compreende melhor o ponto de vista alheio.

Antes de pensarmos que grosseria é personalidade forte, lembremos que as pessoas rudes e mal-educadas, no geral, só são assim com quem está em desvantagem em relação a elas. Quase sempre, os grosseiros são covardes. O valentão do bairro nunca intimidaria alguém em condições de enfrentá-lo. Só confronta gente mais fraca. O marido violento bate na mulher se aproveitando da superioridade física dele e medo da vítima.

Quando dizemos a um grosseiro que ele não pode ser tão estúpido, muito provavelmente ele dirá que é o jeito dele, que não mudará para agradar a ninguém. Está certo que não devemos mudar para agradar aos outros, mas para sermos pessoas melhores e evoluirmos espiritualmente. Por acaso, se eu não tenho a obrigação de ser educada, também é verdade que não têm a obrigação de me aguentar já que eu sou grossa, falo sem pesar minhas palavras para não ferir sentimentos e piso nas dores de quem está perto de mim. O grosseiro é egoísta, desagradável e chato. Tem uma visão estreita e não sabe se adaptar às situações.

Se sou livre para ser grossa, os outros são livres para não querer minha companhia. Então, que eu suporte as consequências se me vir sozinha e sem amigos