NATUREZA E VACUIDADE/VAZIO


.Excerto de " A Natureza de Todas as CoisaS"

                       

"A natureza das coisas é fundamentalmente vazia e nula,
sem apego e sem visão.
A vacuidade da natureza inerente é Buda.
ela não pode ser examinada com o pensamento.
Se alguém conhece a natureza inerente de
todas as coisas dessa forma,
essa pessoa não será afligida
por qualquer aflição.
Pessoas ordinárias vendo as coisas
apenas perseguem formas,
e  não compreendem que as coisas são não-forma
 e  por causa disso elas não vêem Buda.
"


(Avatamsaka Sutra, livro 14 – Elegias no Monte Meru)






"A mente não fica no corpo,
nem o corpo fica na mente:
Mas, ainda assim, ela é capaz de executar a atividade de Buda
livremente, sem precedentes
"



(Avatamsaka Sutra, livro 20 )




http//samsara.blog.br









Significado de vacuidade
Quando budistas se referem ao mundo como sendo “vazio”, eles querem dizer que o universo não vem com rótulos aplicados. Ao perceber e reconhecer certa forma plana com uma perna em cada canto, mentalmente a rotulamos como “uma mesa”, mas é a nossa mente que cria o rótulo “mesa”. Não há nenhuma qualidade de mesa a ser encontrada na própria mesa; então se diz que ela é “vazia” dessa qualidade de mesa.
Obviamente, todas as implicações disso vão muito além de mesas. Se tomarmos essa vacuidade pessoalmente, chegaremos à realização de que nenhum de nós tem um rótulo que diz “eu”.
Quando essa compreensão se aprofunda completamente e somos capazes de vivenciar todos os fenômenos sem aplicar rótulos, então alcançamos a “perfeição da sabedoria”, a última das “seis perfeições” no caminho do bodisatva.

Mike Crowley

samsara.blog.br/2009/11/significado-de-vacuidade/







. "O vazio é um conceito fundamental na filosofia budista, ou mais precisamente, na ontologia do Budismo Mahayana.  A expressão "forma é vazio; vazio é forma" é talvez o mais célebre paradoxo associado com a filosofia budista.  É o mantra supremo. . A expressão se origina do Prajna Paramita Sutra Hridaya, vulgarmente conhecido como o Sutra do Coração, que contém a essência filosófica de cerca de seiscentos manuscritos que compõem o Maha Prajna Paramita.  O Sutra do Coração é o mais curto texto nesta coleção... "





   O que é o Vazio?


"O conceito budista de vacuidade é muitas vezes entendido como o niilismo.  Infelizmente, a filosofia ocidental do século 19 tem contribuído muito para essa interpretação errada. Enquanto isso, os estudiosos ocidentais tenham adquirido conhecimento suficiente sobre o budismo para perceber que esta visão está longe de ser exata.  A única coisa que o niilismo e o ensino de vazio pode-se dizer que têm em comum é um princípio de ética. Niilismo enquanto conclui que a realidade é incognoscível, que nada existe, que nada de significativo pode ser comunicada sobre o mundo, a noção budista do vazio chega em exatamente o oposto, ou seja, que a realidade última é conhecível, que há um corte ontológico-base clara para os fenômenos, e que podemos nos comunicar e obter conhecimento útil a partir dele sobre o mundo. vacuidade (shunyata) não deve ser confundida com nada. Emptiness is not non-existence and it is not non-reality. Vazio não é não-existência e não é a realidade não."



www.thebigview.com/buddhism/emptiness.html





















www.lilianreinhardt.prosaeverso.net
http//cordasensivel.blogspot.com