SALADA AGRI-DOCE DA SIMPLESMENTE PAT
INGREDIENTES:
Bacon
Presunto
Salame
Maças
Passas sem sementes
Queijo de Búfalo
Ervilhas
Azeitonas
Tomatinhos (pequeníssimos inteiros ou cortados ao meio)
Cebola
Pimentão
Batatas
Cenouras
Repolhos
Azeite português
Vinagre
Shoyo
Alface
MODO DE FAZER
Se pega os três primeiros ingredientes (Bacon /Presunto /Salame), corta-se aos pedacinhos, prevalecendo o tamanho referente ao gosto de cada um, refoga-se na própria gordura que solta do Bacon, este refogado é muito rápido, nada de demorar com ele no fogo, pode-se colocar um pouco de shoyo neste refogado, fica a critério de cada um. A ele por último acrescentam-se as passas sem caroço e as azeitonas, que podem ser pretas ou verdes, ou até mesmo as duas cores, vai do gosto de cada um, visto que, culinária é criatividade. Reserva-se.
Deve-se cortar o queijo em cubinhos e reservar.
As maças também em cubinhos e reservar.
As batatas são cortadas em tirinhas, as cenouras e o repolho em tirinhas também e são levemente cozidos, em água e sal, eu disse levemente, dependendo da quantidade isto fica no fogo apenas 15 minutinhos.
A cebola e o pimentão verde ou vermelho ou os dois (fica o seu critério) deverão ser cortados em tirinhas bem finas ao cumprido e permanecer crus em uma vasilha separados esperando a hora de montar o prato.
As ervilhas se forem de lata deverão ser lavadas e escorridas em uma peneira e se for daquelas de pacotes poderão ser refogadas junto com os três primeiros ingredientes.
Os minúsculos tomatinhos deverão ser cortados ao meio ou deixá-los inteiros se assim o preferir.
A alface depois de muito bem lavada cortá-la em tiras finas ou a seu gosto.
Em um pirex de louça e confortável arrumar tudo em camadas e depois com auxílio de uma colher grande dar umas viradas de baixo para cima e regar com azeite português e vinagre a gosto, servir assim que estiver pronto. Se desejar servir depois optar por não colocar alface, porque ela murcha depois de temperada.
OBS: as quantidades de cada ingrediente ficam por conta de cada família, por conta de quantas pessoas irão comer o referido prato. Eu criei esta receita numa sexta feira a noite do ano de 2009 para seis pessoas.