Mais notícias "galegas" do Brasil...

ABL realiza Encontro da Lusofonia em defesa da consolidação definitiva do Acordo Ortográfico na Língua Portuguesa

A Academia Brasileira de Letras convidou três dos mais destacados especialistas em língua Portuguesa para tratarem do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Encontro da Lusofonia, sob a coordenação do Professor e Acadêmico Evanildo Bechara, responsável pelo seu setor de lexicografia e lexicologia.

O evento será no dia 29 de março, segunda-feira, das 14 às 17 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., e debaterá, entre outros temas, a implantação definitiva do Acordo Ortográfico em Portugal e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os três conferencistas convidados para o Encontro são Chrys Chrystello, defensor do multiculturalismo, jornalista, escritor e especialista em linguística, com inúmeros trabalhos publicados. Seu tema no Encontro será "Acordo ortográfico em Portugal e o papel da sociedade civil como motor para a conscientização".

A seguir, falará Concha Rodrigues Peres, psicóloga nascida na Galiza e com título de mestrado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Também é militante cultural [da ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA] e política em defesa da normalidade da língua galego-portuguesa falada em sua terra natal e dos direitos linguísticos e de identidade da Galiza. Seu tema será "Acordo ortográfico e a língua na Galiza: poder e responsabilidade".

O terceiro conferencista será João Malaca Casteleiro, doutor em filologia romântica e um dos gramáticos mais respeitados em Portugal. Defensor da implantação do Acordo Ortográfico em seu país o mais rapidamente possível, é membro da Academia das Ciências de Lisboa e Presidente de seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia. Sua palestra será "A implantação do acordo ortográfico e seus problemas".

Subsídio para Florianópolis

As três conferências do Encontro da Lusofonia na ABL servirão, segundo o professor Evanildo Bechara, como subsídio aos que desejarem participar dos eventos que acontecerão em Florianópolis, de 4 a 9 de abril: “13.º Colóquio da Lusofonia” e “5º Encontro Açoriano de Lusofonia”, intitulado “Açorianópolis”. A capital de Santa Catarina disputou com a Galiza (Espanha) e Brasília o direito de sediar o evento, que acontece fora da Europa pela primeira vez. “Açorianópolis” é fruto dos Colóquios Anuais da Lusofonia, que consistem em um espaço privilegiado de diálogo, de aprendizagem, de intercâmbio e partilha de ideias, opiniões, projetos por mais díspares ou antagônicos que possam aparentar”, afirma o Professor e Acadêmico Evanildo Bechara.

Estarão presentes palestrantes, pesquisadores e estudiosos, que debaterão sobre a Lusofonia. O “Açorianópolis” também proporcionará a oportunidade de encontro de três das mais importantes entidades de defesa da lusofonia: a Academia Brasileira de Letras, a Academia de Ciências e Letras de Portugal e a novel Academia Galega de Língua Portuguesa. Os patronos do evento em Florianópolis são o professor e Acadêmico Evanildo Bechara e o professor Malaca Casteleiro.

...

http://www.academia.org.br/