Somar para Dividir.

...Era uma vez dois homens. Ambos possuíam a mesma quantidade de terreno.

O 1º dizia: Louvado seja Deus que me deu este pedaço de terra para morar e passar os meus dias. E quando eu morrer guardará meu corpo.

O 2º dizia: Louvado seja Deus que me deu este pedaço de terra. Peço a Ele que me dê forças para trabalhar e aumentar o que tenho hoje.

O tempo passou e chegou àquele lugar alguns trabalhadores procurando emprego. Dirigiram-se ao 1º homem que os recebeu assim:

Não dou conta de pagá-los para trabalhar. Não posso ajudá-los.

Dirigiram-se ao 2º que os recebeu assim:

Sejam bem vindos. A minha propriedade é pequena, mas estava mesmo precisando de alguém para ajudar-me.

...E começou a contar-lhes seus planos. Combinaram, então, que todos trabalhariam e, no final, dividiriam o que eles conseguissem apurar.

Assim fizeram. A primeira divisão foi muito boa. Tão boa que os trabalhadores se reuniram e juntos com o proprietário compraram uma parte do terreno do 1º homem.

O segundo ano também foi muito bom. Eles perceberam, então, que somando os lucros poderiam melhorar ainda mais a propriedade ou comprar algum equipamento para ajudar nos trabalhos. Assim fizeram.

Enquanto isto o 1º homem gastara praticamente todo o dinheiro que conseguira com a venda de parte da sua propriedade. Vendo que os outros estavam obtendo lucro ofereceu-lhes mais uma parte, que estes imediatamente compraram.

O tempo passou e o que aconteceu foi o seguinte: O 1º homem teve que vender o resto da sua propriedade e hoje trabalha de empregado para o 2º . Este, por sua vez, conseguiu construir uma grande empresa e aqueles, que um dia pediram-lhe trabalho, são seus sócios.

Moral da estória: A chance pode ser igual para todos. Mas é preciso muito trabalho, ousadia, e perseverança para sobressair e não ser traído pêlos próprios defeitos.

Sebastião C.Borges/2002