AS DUAS RIQUEZAS

Há duas formas para tornar-se rico. Uma delas é ganhar uma grande fortuna de uma forma qualquer e, a outra, é ganhar a certeza de uma consciência permanenetemente tranquila, sem nenhum sentimento de culpa. No primeiro caso, quando alguém habituado a viver uma vida símples, ganha uma grande fortuna (bens materiais), a tendência desse é julgar-se dono do mundo, na triste ilusão de que pode comprar a tudo e a todos com o seu dinheiro. Poderemos ver essa pessoa dirigindo sempre um carro modêlo do ano, trajando as roupas mais finas e caras e fequentando os lugares mais badalados socialmente. Isso, além de estar sempre acompanhado de falsos amigos e muitas mulheres bonitas, todos exploradores. São exploradores, porque só conhecemos os verdadeiros amigos na pobreza e nos momentos mais difíceis da nossa vida.

Toda pessoa símples que não possui uma personalidade forte, seria melhor que jamais viesse a enriquecer, porque o dinheiro põe rédeas e cabresto em qualquer um que crê piamente que o vil metal é tudo. Se olharmos ao nosso redor, veremos tais pessoas. Veremos os escravos do papel impresso, que são pessoas muito ricas, porém absolutamente pobres e cegas para a realidade da vida, incapazes de compreenderem que nessa vida ningém é dono de coisa alguma e tudo o que julgam ter não passa de um empréstimo do Deus Criador por um determinado tempo.

O comportamento de uma pessoa símples, porém com forte personalidade, que se torna rico repentinamente é considerar-se simplesmente um administrador das riquezas que O Deus Criador coloca-lhe nas mãos, consciente o tempo inteiro, que elas não lhes pertence, são apenas emprestadas pelo Deus que tudo criou e, que a melhor maneira de administrá-las é usá-las para o bem comum.

A pessoa verdadeiramente rica é aquela capaz de olhar para dentro de si mesma e sentir-se em paz. É aquela que sabe que a vida é uma viagem que pode ser interrompida a qualquer momento. Sabe encarar todos os desafios com seriedade e vencê-los pelo poder da fé. Sabe sorrir das adversidades, consciente que são coisas passageiras, porém necessárias para o crescimento de todo ser humano. Sabe estender a mão para todos sempre que solicitado, jamais deixando de ajudar. Sabe afastar de si todo ódio, inveja e sentimentos destrutivos por menores que possam parecer, sendo o seu coração uma casa permanentemente limpa e sem inimigos.

A pessoa verdadeiramente rica é aquela que ama e coloca O Deus Criador acima de todas as coisas. É aquela que crê no Deus que frequenta corações e não religiões. É aquela que crê no Deus que habita o íntimo das pessoas que só são felizes ao fazerem os outros felizes.

E você? Considera-se rico ou pobre?

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 16/03/2010
Código do texto: T2142279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.