Falsa assinatura - textos apócrifos
Ocasionalmente recebo, via internet, textos de qualidade que varia entre duvidosa e medíocre, atribuídos a grandes autores como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Arnaldo Jabour, Lia Luft, entre outros.
Não culpo aos que me enviam, posto que certamente desconhecem o fato e são movidos a boa intenção.
No entanto, se já penso ser extremamente desonesto que pessoas sem escrúpulos assinem seus próprios nomes sob textos escritos por outrem, tomar o nome de um autor famoso para assinar textos que jamais teriam sido escritos por ele, sob meu ponto de vista, vai além da desonestidade, da injustiça e da patética pretensão.
Configura-se como algo pernicioso, porque "ensina" uma falsidade a respeito do estilo e do talento literário dos referidos grandes autores. O que se torna ainda mais grave dado o baixo (quando não inexistente) conhecimento literário do nosso povo, fruto da péssima qualidade de nossas escolas e do pouco interesse que em geral se tem pela verdadeira literatura.
Longe de alçar as "obras" destes "autores", que se escondem sob falsa assinatura, às alturas em que se encontra a nata de nossos literatos -- que lá estão por mérito e obra de seu imenso talento e trabalho --, está-se prestando um desserviço à instrução e à cultura.
Um pouco mais de cuidado e critério na hora de divulgar semelhantes textos apócrifos, seria de grande utilidade.
No mínimo, quando houver dúvida quanto à autoria, que se descarte a assinatura ou que se ressalte que "tal texto é atribuído a Fulano, sem comprovação no entanto".
A cultura agradece.