Um fato que chamou a minha atenção

Um fato que chamou a minha atenção

Um dia desses em meu ambiente de trabalho, em um momento vago que tive, me veio na cabeça idéias para uma poesia, quando no cômodo separado da recepção, fui escrevendo alguns versos e tentando formar a poesia, pois não podia perder a inspiração, quem é poeta sabe o que é isso. Mas em meio a meus primeiros versos, entrou um senhor já de idade que por coincidência estava subindo para o lar de velhice, sua morada, e que fica pouco acima do meu local de trabalho. Voltando ao que aconteceu fui atendê-lo, como qualquer outra pessoa que estivesse ali em pé a espera do atendimento, ele não falou nada de principio, só depois de eu indagar “posso ajudar?” é que me ele começou a falar, mas não era nada que eu pudesse anotar, e sim parecia querer conversar sobre a vida, sobre sua vida, sobre minha vida e assim tantos outros assuntos que quando vemos essas pessoas de mais idade contar dizemos “o que me interessa isso?” ou “nossa cada história!” mesmo que seja contada por mais de vezes a mesma história. Ficamos ali durante vários instantes do meu tempo vago, a poesia que eu estava fazendo já tinha sumido de minha mente, mas o assunto porém já é uma boa causa da “perda da inspiração”. Falo isso com aspas, pois não perdi minha inspiração, muito pelo contrário, ganhei inspiração para contar essa experiência a você caro leitor. Pois depois de muito conversar ele se levantou, parecia estar mais contente de quando entraste ali na sala de recepção, foi me dando a despedida com um sorriso no rosto, sentia-me ele dizendo em alma “que bom que conversei hoje com um jovem, contando meus casos, aventuras e demais casos que vivi”.

Eu, porém sem pensar mais na poesia que estava inspirado para fazer, comecei a me perguntar “será que as pessoas idosas, têm com quem conversar, além de Deus?”... “Será que temos tempos para ouvir, servir um pouco de nossos dias a eles?”. Não sou perfeito, confesso não ter tempo as vezes para o que estou falando aqui, é até aquele dia não tinha tempo, pois sempre que ele passa agente conversa, pois não sei, mas pode ser o único momento que ele pode conversar de suas histórias e tudo mais com mais alguém.

Pra mim fica o que eu vivi e fiz por ele, não quero escrever isso para dizerem “olha ele deu atenção e tudo mais”... Mas sim fazer nos refletir, pois como eu digo em uma frase, "ontem fui criança, hoje sou adulto e amanhã serei idoso". Pense reflita sobre esse assunto, verá o quanto seu coração poderá se abrir a acolher um idoso ou ouvir a sua história, basta só como você irá interpretar tudo isso.

Xande de Matos

Direitos Reservado pelo Autor LEI N° 9.610/98

Xande de Matos
Enviado por Xande de Matos em 28/01/2010
Reeditado em 12/04/2010
Código do texto: T2055280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.