Sargento Marco Antônio
BEN-HUR é um filme clássico maravilhoso, conta a história de Judah, mercador judeu, que é enviado para as galés romanas pelo amigo de infância dele, Messala, por causa de divergências políticas...Uma cena desse filme maravilhoso, é muito especial para mim...Logo após ser condenado, Judah e outros prisioneiros fazem o trajeto para as galés,
a pé; conduzidos pelos soldados, que os maltratam, negando-lhes, inclusive, água para matar a sede...É exatamente nesse percurso que Judah cruza pela primeira vez com Jesus...Vou tentar descrever aqui a cena para quem não assistiu ao filme...Após longa caminhada, os soldados ordenam aos prisioneiros que parem, nesta parada eles aproveitam para dar água aos cavalos, mas negam o precioso líquido aos prisioneiros. Judah, assim como os outros prisioneiros, tenta beber um gole de água, que lhe é negada pelo soldado; exausto, e com sede, perde as forças e cai; um homem aproxima-se dele (no filme a gente vê só as costas e os cabelos longos), levanta-lhe a cabeça e dá-lhe água para beber; quando o soldado, o que havia negado água para Judah, vê que Judah está recebendo água das mãos de um estranho, furioso vai na direção dos dois...essa, na minha opinião, a cena mais bonita do filme...O homem ,que estava ajoelhado, dando, carinhosamente, água para aquele homem quase morto, levanta-se, de uma maneira tão digna e altiva que, o soldado, sentindo a autoridade que emanava dele, recua e desiste de surrar o prisioneiro e, quem sabe( ?) o estranho...Por sua vez, Judah, após beber a água que as mãos generosas do estranho trouxeram para matar-lhe a sede, recupera o ânimo e a vontade de viver...A água mais que lhe mata a sede, devolve-lhe a fé na vida, faz com que ele acredite que não está só, e ele, de fato, contra todas as possibilidades, vence! ...Olha, o filme é lindo...mas essa cena...Bem, qual a razão para eu ir buscar esse filme, esta hora da noite? Porque quero fazer uma analogia do filme com a matéria que vi sobre o resgate de uma mulher grávida dos escombros do terremoto no Haiti...Sargento Marco Antônio, este é o nome do soldado brasileiro que ajudou no resgate... Penso que o fato de uma pessoa colocar a própria vida em perigo para ajudar o semelhante já é maravilhoso; ainda que essa pessoa seja um soldado, treinado para esse fim... O que assisti da cena, não foi tão somente o resgate de alguém ferido dos escombros por um soldado. Vi um ser humano comovido por salvar um outro ser humano...Vi a beleza da alma daquele soldado espelhada nos olhos rasos d'água, quando, emocionado, relatou para a mulher resgatada e para a jornalista: "- estávamos na base, quando o terremoto aconteceu, e, a única coisa que me ocorreu foi "Graças a Deus que nós estamos aqui, graças a Deus...porque sabia que precisariam de nós...sim, graças a Deus por estarmos aqui...". O sorriso da mulher fez me lembrar da cena de BEN-HUR: tenho absoluta certeza de que o gesto de amor que o Sargento Marco Antônio demonstrou para com aquela mulher, a maneira pela qual falou com ela, segurou-lhe as mãos, sorriu-lhe, confessou-lhe que desejou estar ali, ainda que no meio do caos, confessou-lhe que as vidas deles, dos Haitianos, eram-lhe preciosas, que lhes queria ajudar, que lhes queria proteger... Essa confissão verdadeira, exposta nos olhos amorosos e marejados daquele homem ,tão especial, devolveu àquela mulher a vida, a fé e a esperança; penso que não haverá terremoto que conseguirá lhe retirar aquilo que ela ganhou das mãos e dos olhos amorosos daquele soldado...tudo isso estava explícito no sorriso e no olhar que ela dirigia ao seu salvador... O meu coração cantou de alegria por ver aquela imagem; pelo orgulho de saber que há, sim, homens excelentes e raros espalhados pelo mundo...Se, eu pudesse agradecer ao Sargento Marco Antônio, eu diria: - Sargento Marco Antônio, graças a Deus pela tua vida, nós os brasileiros e os homens de bem, espalhados pelo mundo afora, sentimo-nos muito honrados de conhecer um ser humano tão digno e tão nobre... Você honrou a vida, nós honramos você..., Deus o abençoe!
Angela....:)