DA ESPERENÇA AO SONHO, DO SONHO A FELICIDADE

Esperança, Sonho e Felicidade.

Um dia você acorda e sente que ainda é tempo de sonhar, de viver e de espalhar otimismo. É tempo de mudar.

O mais difícil é tomar a decisão de mudar e em seguida assumir as conseqüências desse ato. As armas mais eficazes são as forças de vontade, a confiança em si própria e a esperança de que “tudo vai dar certo e dias melhores virão”.

Muitos são os que passam por este mundo e não sentem a vida. São pessoas ocas, acomodadas, sem sonhos, sem amor próprio. Vive o que já está programado, seguem trilhas já traçadas e repetem experiências alheias.

Bem sabemos que todo parto é doloroso. Mesmo que o nascimento ocorra muito depois de sairmos do útero materno.

Mas quando se sente os primeiros sopros de vida, reconhece-se o quanto vale passar por esses momentos. Fugir desses momentos mágicos, é deixar de viver a melhor parte de sua vida!

A liberdade é um dom precioso. Porque, então não somos totalmente livres para fazer o que realmente desejamos e queremos?

Cor! Se cada um pudesse realizar o que mais ânsia, o que mais quer! Se não houvesse tanto preconceito na sociedade e dentro de casa ser humano.

De um lado a preservação do que é estipulado certo. De outro lado, a necessidade de ser autêntico, com direito de ir em busca da felicidade, esteja onde estiver.

Um direito ao qual nem todos têm acesso. Jamais haverá felicidade total se isso custar a dor de alguém. Só resta confiar, esperar e ir alimentando a alma com as boas lembranças que a vida já trouxe.

Momentos difíceis não surgem só para alguns, de uma forma ou de outra, eles aparecem também em nossa vida, e marcam etapas de grandes transformações.

Dependendo da estrutura psicológica de cada ser, essas mudanças serão mais ou menos positivas. Saber transformar momentos de crise em crescimento é um privilégio.

O segredo está na confiança em si próprio. Acreditando na força interior que se tem, enfrentando e procurando resolver os obstáculos, principalmente mostrando coragem e certeza cada vez mais em todos os gestos. Na medida em que nos valorizamos, passamos a ser valorizados.

Impondo discretamente nosso ponde de vista, muitos casos que parecem insolúveis, deixam de sê-lo.

Resta-nos agir com prudência, analisando cada detalhe, tirar o que há de positivo nos acontecimentos. Assim, uma crise, uma dificuldade ou obstáculo, será um degrau a mais em nosso crescimento interior, dando-nos força para continuar seguindo a meta traçada. E quando tivermos atingido nosso objetivo, a alegria da vitória será bem maior e merecida.

Por mais que se queira ser independente, nossas atitudes resultam sempre do meio ou ambiente em que nos encontramos. Nossa alegria deve promover o bem estar geral.

A vezes então, é preciso mudar nossos planos, mas isso não é sinal de fraqueza, mais sim uma estratégia para garantir à um lugar, e mudar a rota não significa mudar o destino. É preciso vagar sem pressa, observando as paisagens.

Ao mostrar tranqüilidade temos a certeza de que estamos indo bem. A esperança então, é a mola que nos dá impulso. Quem não tem esperança, não vive só espalha amargura por onde passa. Não importa a idade quando se tem esperança.

A criança espera crescer para fazer o que quer, o jovem espera uma boa oportunidade na vida, o adulto espera recompensas, e o idoso espera a tranqüilidade merecida.

Há quem espera realizar um sonho quase impossível e vive dessa esperança, mesmo sabendo que talvez nunca se concretize. É a boa razão para continuar vivendo. O coração que não tem esperança morre.

Alimentar esperanças é acreditar em dias melhores. É acreditar na renovação, cada dia sendo um novo dia, e quem sabe num desses dias, o sonho que parece impossível se transforme em planos realizáveis. Assim como se tem capacidade de criar um sonho, têm-se igualmente forças para transformá-lo em realidade. O coração não tem contra tempo e o sentimento não tem idade. Não importa se estamos no ponto de partida ou na reta final, o importante é saber que precisamos manter acesa a chama da esperança. Enquanto ela existir dentro de nó, podemos continuar vivendo e espalhando vida por onde andamos.

Qual a idade dos sonhos?

Há quem diga que são privilégios dos jovens. Eu concordo. Só que essa juventude não tem idade padrão. Uma pessoa pode ser tão sonhadora aos treze anos como aos sessenta.

O certo é que enquanto os sonhos povoarem a vida, a pessoa continua viva, jovem, cheia de esperanças e fantasias.

Tudo se concretiza no brilho de seus olhos e no sorriso tranqüilo que distribui por onde passa. Sonhar não é ficar fora da realidade. São transformar em alegria e motivo para crescer, as dificuldades e obstáculos da vida. Não existe arma mais eficaz que um sorriso tranqüilo e uma palavra de esperança.

Qualquer ser humano, por mais carrancudo que seja, fica sensibilizado diante de uma palavra ou gesto de carinho e compreensão.

Só um sonhador é capaz de tal virtude. (Deus deve ser o mais sonhador de todos, pois continua confiando na humanidade).

Se um gesto simples como sonhar resulta em tamanho bem a todos, sonhemos então. Talvez seja a única alternativa para um mundo melhor, talvez seja o segredo da fonte da eterna juventude.

Qualquer ser humano, por mais que tente lutar contra a solidão, muitas vezes depara-se com ela sendo sua companheira. Ela nos transporta há um mundo irreal, lá onde dá espaço aos nossos sentimentos mais íntimos. Onde tudo é permitido! Enfim, a solidão é uma droga!

Porém podemos substituí-la pela esperança. Esperança de realizar-mos os mais secretos e impossíveis sonhos.

Podemos criar situações e resolve-las de acordo com nossa vontade, podemos freqüentar lugares lindos e sempre em companhia de quem mais desejamos ouvir e pronunciar as mais belas palavras jamais ousadas.

São esse momentos que colorem nossos dias, a esperança fornece motivos para sorrir e confiar na concretização dos sonhos.

Mas existem dias, que nos sentimos tristes demais, com muita vontade de chorar. Os animais e as aves se calam, o céu tão bonito desaparece, e é como se não existisse alegria. A vida perde a cor. Ficamos relembrando acontecimentos e por várias vezes nos vemos chorando! Mas há um consolo!

Saber que atrás de cada nuvem, mesmo que seja a mais negra, existe um sol a brilhar, e quando essas nuvens saírem recebemos seus raios novamente.

Desde criança ouvimos que “a união faz a força”. E a cada momento isso é comprovado. Passamos por dificuldades psicológicas, espirituais, conjugais e matérias. Basta sentir que alguém está solidário com nossa causa para sentir certo alívio. É tão bom quando alguém se preocupa conosco.

È claro que amizade sincera, de verdade é um tanto raro. Aquele a quem confiamos nosso segredo torna-se como cúmplice. E isso acontece com pessoas não tão merecedoras, o final pode ser desastroso. Portanto, ter amigos sinceros é um privilégio. Amigo é aquele que sente nossas necessidades sem precisarmos dizê-las. O amigo vem até nós antes de o procurarmos. Oferece a mão sem tenhamos pedido. E seu único interesse é o nosso bem-estar. Não só com elogios e aprovações, mas nos orientando de maneira prática nas soluções de nossos problemas.

Só podemos oferecer aquilo o que possuímos. Eis porque temos certas obrigações: Uma delas é ser feliz. Do contrário não poderíamos transmitir felicidade. Se não a temos nem pra nós, como transmiti-la? É comum a dizermos aos outros por estarmos em busca da nossa. Desde sempre buscamos a felicidade.

A felicidade é como vento que vem. Toca em nós e segue em frente. Se ela ficasse, deixaríamos de senti-la.

As pessoas sensíveis percebem-na em pequenos gestos: no sorriso do filho, no gesto de amizade, no prazer de servir, num toque de mão do ser querido, na mensagem ou poema de amor deixada no orkut ou enviada ao msn, ou nas frases de um olhar calado.

É a concretização daquele sonho, é espera do encontro inesperado, é sentir o amor correspondido, é se ninar no colo do amado, e viver um grande amor em sua vida.

De pouco em pouco povoamos nossa existência, e quando os anos avançam dá para viver as lembranças. O ser humano foi feito para ser feliz. Essa é a sua maior necessidade.

Sempre que um sentimento ou necessidade são escondidos, de certa forma eles revelam-se contra nós, em doenças, crises de humor, enfim, coisas que originam-se de problemas não resolvidos.

Temos então o compromisso de levar uma vida melhor, e procurar oportunidades e maneiras de ser feliz. Temperar nossos momentos com mais alegria e satisfação pessoal.

Devemos querer bem à nós mesmos, principalmente quando somos responsáveis pelo bem-estar de mais pessoas. Elas só partirão tranqüilas quando perceberem isso em nós.

Por mais que tentemos, não conseguimos esconder nossas angústias. E nem sempre atos de heroísmo ou grandes renúncias, trazem o melhor resultado. Por mais que tentamos bancar o super-herói, nossas fraquezas se manifestam e as conseqüências são bem mais graves.

Sufocar sentimentos é transferir problemas. Mesmo inconsciente magoamos alguém. Quando nos sentimos bem, todos à nossa volta são contagiados com nossa tranqüilidade. Estamos melhores para enfrentar e resolver situação, apresentando uma segurança maior nas decisões.

Jesus dizia: “Nem só de pão vive o ser humano”.

E realmente é preciso bem mais que alimento material para alimentar nossas necessidades. Apoio moral, incentivo nas decisões, carinho, amizade, compreensão e amor, são coisas que promovem o crescimento interior.

Quando sentimos que somos importantes para alguém, de maneira especial, ocorrem transformações inacreditáveis em nossa vida; em nossos comportamentos, e no nosso coração. Surge uma nova pessoa, que desperta para a vida cheia de coragem, entusiasmo e dinamismo.

E a vida está aí, para a gente viver. A pureza dos sentimentos deve ser a nossa força. A humildade deve ser nossa regra de vida. O reino material pouco conta, o maior tesouro é saber sorrir...

Portanto, tentar ser feliz é mais que um direito, é uma obrigação. Independentemente se você tem 17,30,40,50,70,90 ou 130 anos.

Independente da idade, todas as pessoas tem dentro de si uma criança. Uma criança que assim como todas as outras, só quer ser feliz. O coração nunca envelhece, o que envelhece nas pessoas, é apenas sua maneira de ser e a aparência.

O sonho não tem idade! A esperança não pode acabar! A felicidade é agora! E a pessoa é você!

Felicidade, esse sonho que mais parece uma esperança, mas sendo apenas um sonho que flui, colorindo as fantasias.

Portanto; Como dizia PLÉAS ROBERT HAWTHORNE

“Que você tenha felicidade o suficiente que te faça doce

Tentativas que te façam forte

Tristezas que te façam humano

Esperanças que te façam alegre”.

E o que eu, desejo a você...

Sonhos que te mantenham vivo!

Pense nisso!

Tenha um bom dia.

(Crislaine rosa)

Crislaine Rosa
Enviado por Crislaine Rosa em 04/01/2010
Código do texto: T2010520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.