Prêmio Cruzeiro do Sul revelará talento inédito em livro

MAIS CRUZEIRO - [ 20/12 ]

Prêmio Cruzeiro do Sul revelará talento inédito em livro

Notícia publicada na edição de 20/12/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B.

'Roberto Martins - Uma legenda na Música Popular' está entre as principais obras lançadas pela FUA

Participação é aberta a autores que residam numa das 18 cidades onde o jornal circula

A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, começa a receber, a partir de amanhã, as inscrições de escritores interessados em participar do PrêmioJornal Cruzeiro do Sul de Literatura, cujo regulamento estará disponível na segunda-feira, no site do jornal. O prêmio será a edição e publicação do livro vencedor, com uma tiragem de 1.000 exemplares, dos quais quatrocentos serão distribuídos gratuitamente para escolas, bibliotecas e entidades culturais e seiscentos ficarão com o autor.

A participação é aberta a autores inéditos em livro, com idade a partir de 10 anos completados na data da inscrição, e que residam numa das 18 cidades onde o Cruzeiro do Sul circula (Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí e Votorantim). Será permitida a inscrição de uma obra, original e inédita, por autor. O tema é livre, assim como o gênero literário, podendo ser inscritos romances, volumes de contos, poesias ou crônicas, histórias infanto-juvenis e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A edição do livro ficará a cargo da FUA, que há quarenta anos, completados em 2009, vem editando livros sobre temas diversos, com um saldo de 37 títulos publicados. O livro será registrado na Biblioteca Nacional, terá ficha catalográfica, ISBN (International Standard Book Number) - sistema padrão internacional para identificação numérica dos livros segundo o título, o autor, o país, a editora e a edição - e código de barras, que facilita a circulação e comercialização. A seu critério, o autor poderá distribuir gratuitamente ou vender os seiscentos exemplares a ele destinados ao preço de R$ 20,00, obtendo um benefício financeiro de até R$ 12 mil.

Oportunidade a todos

Ailton Sewaybricker, presidente da diretoria executiva da FUA, explica que a intenção do concurso, que se insere nos propósitos educacionais e culturais da FUA, é revelar um talento escondido e premiá-lo com a publicação do livro, que é o sonho de todo escritor, e ao mesmo tempo proporcionar mais um lançamento de qualidade para a comunidade regional. Por isso optamos por realizar um concurso o mais amplo e democrático possível, em que inclusive crianças a partir de dez anos e adolescentes poderão participar, ao lado de professores e estudantes universitários e pessoas de terceira idade.

Pelo regulamento do concurso, a recepção e encaminhamento dos textos para a Comissão Julgadora ficará a cargo da Assessoria Técnica da FUA. Para evitar qualquer sombra de suspeita de favoritismo, os jurados receberão apenas os textos, sem os nomes dos respectivos autores, e darão notas de 1 a 10 aos quesitos Tema, Originalidade, Estilo, Correção e Produto Final. A Comissão Julgadora só ficará sabendo quem são os autores selecionados e o ganhador do primeiro prêmio depois que tiver escolhido e classificado os trabalhos, esclarece o assessor técnico da FUA, José Carlos Fineis, responsável pela coordenação do projeto.

As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas pelo Correio, via Sedex ou carta registrada, até o dia 9 de janeiro de 2010 (um sábado). Além de consultar o regulamento no site do jornal, os interessados podem tirar dúvidas sobre detalhes das inscrições telefonando para a Assessoria Técnica da FUA, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Os telefones são (15) 2102-5056 e 2102-5057.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 20/12/2009
Código do texto: T1987414