EU E MEUS LEITORES - Parte 03
1 - Pergunta enviada por Carlos Botelho, de Picos (PI):
Meu grande poeta Reinaldo Ribeiro, o Maranhão não está te dando o merecido valor. Vem pro Piauí e eu te consigo cidadania piauiense junto à Assembléia Legislativa de nosso Estado e voce vai ve o que é um artista valorizado.
Resposta:
Querido Carlos, muito obrigado pela expressiva manifestação de apoio. Como um piauiense de coração bom e muito bem informado, voce sabe que somos povos irmãos e temos infinitas semelhanças naturais e sociológicas. Particularmente, tenho um imenso carinho pelo povo dessa terra quente e encantadora, que sempre me acolheu e me oferece um numero incrível de apreciadores da minha singela obra. Em fevereiro estarei em Timon, fronteira com Teresina e você está convidado a estar conosco na ação social junto aos encarcerados da região. Um grande abraço meu querido a voce e seus conterrâneos.
2 - Pergunta enviada por Anny Marluce, de Coroatá (MA):
Reinaldo, ás vezes fico me perguntando se voce realmente existe, pois os homens não se referem a nós mulheres do jeito que voce faz. Será que voce é realmente um homem apaixonado e feliz no amor ou será que seus versos apenas retratam a busca de um homem que ainda luta desesperadamente para ser feliz?
Resposta:
Mas que pergunta interessante. Antes de tudo, minha deusa, receba meu beijo carinhoso de gratidão pelo apreço que oferece. Isso é o que mais vale para esse seu querido amigo que te fala.
Veja bem, é lamentável que as mulheres se surpreendam com homens românticos e que lhes possibilitam o merecido destaque. Isso sinaliza uma inversão trágica, haja vista que o óbvio, dentro de meu humilde contexto interpretativo, deveria ser exatamente aquilo que se entende por exceção. Sou um grande apreciador dos encantos femininos e penso que dos sete dias da Criação o de humor e criatividade mais apurados foi justamente aquele em que Deus se compadeceu da solidão adâmica rss
A felicidade é um alvo meu anjo. Aqui nessa dimensão ela não passa de estado transitório e sua consolidação depende de inúmeros fatores, dentre os quais, evidentemente, a situação amorosa. E a esse respeito, penso que não tenho do que me queixar. Bjs
3 - Pergunta enviada por Thaynara Cavalcante, de Poços de Caldas (MG):
Ei meu poeta predileto, vejo em sua página que muitas mineiras andam louquinhas por voce. Voce já provou nosso pão de queijo?? rssss
Resposta:
Oi minha deusa Thaynara. Voce tem razão, eu tenho a felicidade de obter o carinho e a atenção de várias lindas e competentes mineiras aqui do Recanto, o que não apenas abrilhanta meu espaço, como também brinda o meu olhar. E não é só nisso que voce tem razão, pois o pão de queijo mineiro é realmente incomparável, sobretudo aquele de literal degustação. Bjs
4 - Camilinha, de Lajeado Novo (MA):
Oi Reinaldo. Eu tenho 11 anos. Minha mãe gosta muito de voce e vive dizendo que voce é o poeta mais bonito e talentoso do Brasil. Eu disse pra ela que também quero ser escritora. Voce pode me ensinar por onde começar?
Resposta:
Querida Camilinha. Voce foi um belo presente que papai noel me trouxe e me emocionou com o seu carinho por mim, apreendido junto à sua querida mãe. Veja só. Percebo que voce é uma boa filha, dedicada nos estudos, gosta de ler e possui uma alma brilhante. Isso será suficiente para que seja vitoriosa no futuro e se seu sonho é ser uma escritora, eu tenho certeza que voce será das melhores. Bjs e feliz natal pra voce e sua mãe.
5 - Clara Ananias Dilone, Campos (RJ):
Reinaldo, voce não acha que foi um pouco de exagero de sua parte impedir os comentários anônimos em sua Escrivaninha, já que a maioria de seus leitores e admiradores são exatamente pessoas que não tem cadastro no Recanto das Letras?
Resposta:
Querida Clara, eu não somente acho que é um exagero como penso que seja até mesmo um violência com a liberdade de expressão. Assim como convém amputar uma parte do corpo pela mais completa impossibilidade de salvá-lo de outra forma. O Recanto oferece a possibilidade de cadastro como Leitor para aqueles que não são escritores e eu tenho ampliado minha rede de acesso através de orkut, youtube, netlog exatamente para conseguir chegar a todos. Inclusive a presente Série é prova de que tenho absoluto respeito e consideração por vocês, mas precisei tomar essa medida até para que ficasse bem claro pra todos que não era eu mesmo o autor de algumas postagens carregadas de elogios a mim. Sei que posso contar com sua compreensão. Bjs
6 - Karinne, Sobradinho(DF)
Reinaldo Ribeiro é um poeta de expressões fortes. Parece ser decidido, corajoso. O que dá medo nesse poeta?
Resposta:
Agulhas e injeções.
7 - Zenilton, Fortaleza (CE)
Ô Reinaldão, na tua opinião quem é o homem mais bonito do Brasil?
Resposta:
Com certeza é o "Reinaldinho", meu filho Jhonatta (risos).
8 - Genilda Zellionari, São Paulo (SP)
O que Reinaldo Ribeiro pediu para papai noel esse ano?
Resposta:
Que ele atenda a todos os pedidos feitos pelas crianças pobres desse país, as quais ele, lamentavelmente, não costuma visitar.
9 - Mirna Zamini, São Paulo (SP)
Reinaldo, sabia que eu acho teu estilo parecido com o Roberto Carlos? Será que tem algo a ver?
Resposta:
Oi Mirna. É possível, passei minha infância inteira ouvindo meu pai colocando as músicas de Roberto Carlos lá em casa. Aprendi tudo e até hoje não esqueço. É bem provável que eu tenha sido influenciado e se tiver obtido 1% do talento poético do "rei" já me acho no lucro. Bjs
10 - Anônimo, Rio de Janeiro (RJ)
Reinaldo, você escreve muito bem, mas nas entrelinhas dos teus poemas eu percebo que você é um cara mulherengo, machista e preconceituoso com homens e gays. Será que é por isso que nunca homenageia homens?
Resposta:
Identifique-se para todos daqui, mostre que voce tem coragem para assumir suas opiniões publicamente na mesma proporção que tem para questionar e eu lhe dou minha palavra que respondo com todas as letras e o devido respeito que você me merece.
****************************************************
Queridos amigos, a Série Eu e Meus Leitores prossegue após o Natal. Diante disso, externo aqui o meu sentimento de profunda gratidão por tudo que tenho recebido em termos de atenção, carinho, respeito e essa relação mútua de fraternidade, a qual sobrevive acima das intrigas e dos sentimentos mesquinhos.
Eu desejo a todos um excelente Natal. Sem excessos, sem alcool, sem mero consumismo, sem conotações materialistas, sem hipocrisias, sem discursos vazios, focado na família, no sentimento sincero de autorenovação e acima de tudo na mais irrestrita entrega do coração à Pessoa de nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo. Um grande abraço a todos!