“Humilhar-se”

A vida de Cristo Jesus é toda ela, sem duvida, o maior exemplo de como devemos viver enquanto humanos... Cada passagem descrita nos textos sagrados nos revela um homem na sua simplicidade humana pondo-se a vida a serviço da humanidade... Contrariando o pensamento de homem bom, mostra-nos o que é preciso para o cristão ser mais que um ser bom; ser belo.

E ser belo, meu caro, é deixar de ser escravo das coisas matérias, é “humilhar-se” como nos exemplifica Jesus ao lavar os pés de seus discípulos... Não, aquele ato não é simplesmente um “lava pés”, mas uma demonstração de que “humilhar-se” diante à outro ser semelhante é dizer a ele que reconhece sua imperfeição humana.

Aquele que se “humilha” ao contrario do que se imagina é exaltado diante ao seu ato cristão... Ele compreende sua fraqueza humana diante da fraqueza do outro, sente algo de piedade daquele que inda não encontrou a luz em seu caminho, e o assim percorre às escuras do ser orgulho...

Não, ninguém quer se “humilhar” pedindo perdão ou perdoando aquele que lhe feriu de algum modo... É uma repulsão estranha que amarga o coração de ambos, que o impede contemplar o mundo de olhar benevolente, um amor verdadeiramente amor...

Não é tarefa fácil apontar a um amigo (a) o caminho da verdade de modo que esse assimile com o coração... É doloroso quando depois de tanto estar com ele(a) perceber que ainda falta muito para que contemple a beleza de ser humano... Recorda-me as palavras frustrada de Jesus ao seu discípulo: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe?”

Somos um pouco de Cristo todos os dias, sempre que levamos com nós a essência do cristianismo... Esta que move o mundo à imagem viva de Jesus, onipresente em nossa vida quando agimos com humildade e despretensão..., quando nos damos a “humilhar” no compreender de que naquele ato tão singular reside a beleza do ser belo.

***

Agnaldo Tavares o Poeta
Enviado por Agnaldo Tavares o Poeta em 18/12/2009
Código do texto: T1984249
Classificação de conteúdo: seguro