O PRECONCEITO NO BRASIL -

O nosso Brasil é um país privilegiado na sua formação. Após a sua descoberta, os portugueses se apoderaram , porque foram responsáveis por tal feito. Mas, aqui, como todos sabem através da nossa história, já existia o povo indígena, que foi denominado “autóctones”, isto é, considerados a terem nascidos aqui, já antes do descobrimento. Por isso, muita gente não entende, ‘as vezes, quando as raças indígenas que aqui ainda existem , se levantam em defesa dos seus direitos ‘as suas terras, que lhes foram tomadas pelos invasores, portugueses, espanhóis, italianos e tantos outros que para cá vieram. Por isso, quando os virem na televisão, lutando por direitos constituídos, não fiquem surpresos, antes os parabenizem pela coragem de exigirem o que lhes é de direito, não os sensurem, lembremo-nos dos nossos bens, se forem invadidos, o que faremos?

Os governos se “esqueceram” da nossa história e, como todos nós temos os nossos direitos previstos na Constituição, é necessário que elas sejam respeitadas. Os Indígenas sabem que não são donos do país, que eles já viveram mas, também não esqueceram que, para continuarem vivos em suas Nações, necessitam , no mínimo de uma área bastante adaptada para os seus usos e costumes, Aldeias em espaços adequados e que prevejam ‘as suas necessidades naturais para viverem: rio para a pesca, para o banho e tudo o mais, florestas que lhes forneçam os remédios e lhes permitam a caça e terras para a plantação . Enfim, é assim que viviam os índios deste nosso Brasil.

Daí , aparece o Negro em nossa história, que após a descoberta e tantas coisas acontecidas, começaram as viagens para a África, onde foram descobertos para o trabalho braçal de que tanto necessitavam os portugueses aqui instalados, uma vez que os índios não se adaptaram ‘as submissões exigidas.

Daí, chegamos nos séculos que se sucederam onde, no dia 13 de Maio de 1888, a Nossa Princesa Isabel, tocada, talvez, pela consciência, decretou a Lei Áurea, que libertava todos os negros de seus “donos”, dando-lhes todos os direitos de cada um tomar conta da sua vida e da sua família. Mas, como até hoje, os atos políticos são criados num relance, nem sempre para a realidade que necessita, pouco estudado, ou é bem ao interesse que esse ato traga os benefícios esperados para quem os cria e, não para os que deviam receber os seus benefícios. Assim se legisla hoje em nossas câmaras infelizmente, Municipais, Estaduais e Federais e no Congresso Federal. Infelizmente é assim que se trata os que mais precisam.

Os negros de então, escravos dos brancos, ficaram livres, muito alegres e felizes mas, Sem Casa, sem trabalho, Sem dinheiro e sem condições sociais de se incluírem naquela sociedade feita de estrangeiros de então, que também teria que se acostumar com o fato novo e não se acostumaram. Ficaram, portanto os negros, livres mas como empregados domésticos daquelas pessoas que, certamente, não aceitaram de imediato aquela a Lei,

Pois bem

Hoje 20/11/2009, comemoramos o dia da Raça Negra. Acaso sabemos porque ainda no Brasil se fala em preconceito racial contra os negros? A raça negra é uma raça de constituição muito forte, não fosse por isso, estaria extinta de há muito, em virtude de terem que enfrentar no mundo todo essa absurda indiferença chamada de Preconceito Racial. Houve tempos em nosso país que nos teatros e nos filmes , sempre o papel de empregado (a) doméstico era de pessoa negra. Ficou enraigado por muito tempo esse modo de enxergar o negro na sociedade. Sempre considerei isto um modo de preconceito, que hoje, com o acesso ‘a televisão não vem acontecendo mais, acredito.

Quando o Negro e a Negra, passaram a fazer parte em papéis principais, coadjuvantes, sem mais aquela preocupação, deu uma melhora no meio social, que passou a ver o negro como uma pessoa normal, igual a todas as outras. E, assim foi, e muito lentamente os negros no Brasil foram mostrando as suas qualidades, com muitos exemplos magníficos em todos os setores sociais, sendo aceitos com muito mais sinceridade daqueles que os acompanham como patrões, como amigos de trabalho ou de escola ou seja o ambiente que for. Não digo que terminou esse preconceito, infelizmente existem pessoas e... pessoas ? Embora aceitem outras raças estrangeiras, existem, ainda, os que não aceitam os negros, totalmente. E, aí eu pergunto ...

Porque o nosso governo não cria uma lei verdadeira, de igualdade, para os Negros nas Faculdades, Universidades, ao invés de reservar cotas para uma parte só? O Negro é gente inteiramente igual ao branco, ao amarelo, ao vermelho. Certamente eles conseguirão assumir, através das provas, iguais as dos brancos, o lugar que eles resolveram seguir. Aliás o governo tem todos os trunfos para que a igualdade social, prevaleça neste nosso País, para exemplo a um mundo completamente desajustado de tudo que a população mundial espera. Já se faz tarde esse e outros preconceitos neste nosso país.

Que Deus guarde toda a nossa população Brasileira e, nos conduza sempre para que todos entendam como é bom que todos se amem, indistintamente, e independentemente de cor, de dinheiro, de cargo, de família, de local de moradia e de condição social. Se houver união, certamente as diferenças desaparecerão.

Bene – ( b. g. j. ) DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL !!! - 20/11/2009 -