Uma simples questão de CONSCIÊNCIA ...

É difícil saber o que teria sido pior (em nosso passado histórico): o Massacre dos indígenas, a escravidão dos escravos, etc...

Inclusive, na história universal, após a desobediência no Jardim do Éden, passamos a uma fase de insensatez excessiva... Porque, no momento em que passamos a prosseguir, independente dos pedaços que vamos deixando no caminho, demonstramos que como diz a canção: Tô nem aí...

Longe de nós, achar que devemos parar o mundo, até que todas as agulhas sejam encontradas nos lixeiros da cidade... Contudo, nos habituarmos a sermos livres pra fazer o que quiser e, os outros que se lixem... É no mínimo fazer uma opção consciente pela insensatez...

São milhares de anos de história, onde seria impossível dizer o que teria sido mais desumano, mais injusto, mais preconceituoso, etc.

Somente em nosso país são mais de quinhentos anos onde a injustiça, o preconceito e a falta de bom senso estão presentes...

É bem verdade que alguns acontecimentos adquiriram proporções mais elevadas como foi o caso do massacre dos indígenas e da escravidão dos escravos (em nosso país); O Preconceito Racial (nos EUA), O massacre Indígena (nas Américas), O Nazismo (a nível mundial), o Apartheid (na África do Sul), a Noite de São Bartolomeu, as Cruzadas Religiosas (na Europa), As Ditaduras Políticas (pelo mundo), etc...

O passado pode ter sido ruim pra muitas classes sociais... Mas, atualmente, nada impede escrevermos uma nova página na História Universal, onde o bom senso prevaleça...

Graças a DEUS muitos dos acontecimentos que a história registrou, podem (e devem) ser considerados, coisas do passado... O que não significa (nem deve), que devemos descansar em nossa luta por um mundo menos preconceituoso, menos injusto, menos sensato...

Poucos dos problemas porque passamos são fatalidades fora de nosso controle...

Por exemplo:

Mente cauterizada;

Poluição ambiental (incluindo poluição sonora e visual);

Exclusão Social (causada pela exploração do mais forte sobre o mais fraco);

Preconceito Social (em seus variados níveis);

Fome, desemprego, falta de habitação, falta de saneamento...

Falta de condições dignas – quando o próprio homem cria leis dizendo que todos são iguais perante a lei, independente de raça, sexo, opção religiosa, etc.

Etc...

Em todas as épocas (após o Éden), o ser humano tem pensado, falado e agido de forma desumana, preconceituosa, injusta... Por isso, devemos assumir o compromisso (claro e objetivo) de lutar, incansavelmente por vida digna, abundante, plena para cada pessoa (Vida com qualidade).

Vale salientar que luta por vida com qualidade, implica nosso compromisso de arregaçar as mangas e lutar; Não apenas ser favorável a essa bandeira de luta.

Cada vez que assistimos alguma reportagem sobre o transbordamento de rios e de riachos, com o alagamento de cidades, lembramos da irresponsabilidade humana quando descarta produtos plásticos sem pensar que estaria entupindo esgotos e bueiros...

Inclusive, isso acontece quando se joga fora às embalagens do lanche, através da janela de um carro em movimento...

Sejamos conscientes que assim como jamais devemos repetir o passado, no que tem de ruim, conforme os episódios registrados (ou não);

Tenhamos em mente que é responsabilidade nossa fazer alguma coisa na luta por uma sociedade menos desumana; Nunca (apenas) esperar que a luta aconteça...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/11/2009
Código do texto: T1933983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.