CONSCIÊNCIA NEGRA ...

Estávamos na empresa e um colega falou:

Por que o índio já tem um DIA (como feriado), em sua homenagem, e o negro ainda não??? Se ambos passaram por discriminação, preconceito, perseguição???

Respondi: Talvez o massacre do índio (em terras brasileiras) tenha sido maior, mais antigo, etc...

Pode ser complicado saber o que teria sido pior quando analisamos o passado histórico de nosso país;

É difícil saber o que teria sido mais desumano, mais injusto, mais preconceituoso, etc.

São mais de quinhentos anos de história onde a injustiça, o preconceito, a falta de bom senso têm sido presentes no país.

Contudo, independente de qualquer coisa, o Dia da Consciência Negra, nos convida à reflexão.

O passado histórico pode ter sido ruim pra muitas classes sociais...

Mas, HOJE, estamos tendo oportunidade de escrever uma nova página na história.

O NEGRO com dignidade tem sabido lutar por reconhecimento (falamos do movimento negro organizado) – O que não significa que já teria ocorrido a transformação social necessária...

O Dia da Consciência Negra indica que, quando um movimento (social) em favor de determinada causa luta, é possível começar a transformação necessária.

Infelizmente, nem todos os brasileiros são conscientes do problema e, alguns (pra não dizer muitos) nem consideram o problema acontecido ao negro...

Inclusive nem todos mundo que pertence à raça negra, é consciente que o problema (no passado) foi grave...

Mas, neste DIA, temos a oportunidade mais acentuada de pensar em nosso passado histórico (enquanto nação) e, reconhecendo os erros, assumir o compromisso de jamais pensar em repetir uma coisa dessas...

Especialmente, devemos assumir o compromisso de lutar pra que não resumamos nosso compromisso apenas as datas especiais; Mas, cada momento sermos vigilantes para não deixar que a idéia de exploração (velada) sequer seja considerada entre nós...

Se vão transformar em feriado o Dia da Consciência Negra, é outra história... Afinal, por que feriado se (normalmente) todo mundo aproveita pra fazer coisas que não tem nada a ver com o motivo do feriado???

Contudo, independente de feriados, sejasmos conscientes que jamais devemos repetir o passado, em relação aos fatos que deram origem ao que se comemora (ou ao que se lembra) no presente...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/11/2009
Reeditado em 20/11/2009
Código do texto: T1933741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.