DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

É preciso que todos tenham consciência, seja ela, branca, negra, parda, morena, mulata, ruiva ou albina. Que o consenso seja de que nenhuma raça não pode sobrepor-se à outra; de que não importa a cor da pele, mas a força da alma, do caráter e da inteligência de cada ser humano.

As pessoas afro-descendentes, esmagadora maioria dos brasileiros, mesmo aquelas que conservam um tom mais escuro na pele, não precisam ter vergonha de serem chamadas NEGRAS, ao contrário; que sintam orgulho disso. Também não precisam de “esmolas” como as quotas em escolas de ensino superior, preferência em concursos públicos, em atendimento médico ambulatorial ou então a criação de um dia festivo para a raça. Isto sim seria dupla discriminação, primeiramente estaria discriminando aos negros, porque implicitamente estaria dizendo que são incapazes e inferiores destas conquistas e em segundo lugar, discriminaria as pessoas das outras cores por tirar delas a chance de igualdade. Você sabe, toda vez que uma categoria é tratada com privilégio a outra automaticamente está sendo discriminada.

Por isso é que digo: Nós não precisamos de um dia da consciência negra; precisamos isto sim, é de um dia da consciência humana. Um dia onde pudéssemos parar e refletir sobre nossos egoísmos, ambições, preconceitos, etc.

Não tente fazer nenhum tipo de reparo a nenhuma raça, pois nem mesmo sabemos separar, no Brasil, quem é de qual raça. Devemos concentrar nossos esforços em benefício geral do povo brasileiro. Acabar com a miséria dando dignidade ao invés de esmolas; acabar com a corrupção, com o desvio de verbas públicas, com as concorrências pré-combinadas, com a prostituição na infância e na adolescência, com o tráfico de drogas e com os maus políticos...

Não me venha com super privilégios a estas horas da história, isto só vai trocar as coisas de lugar piorando tudo. Vamos trabalhar e comemorar juntos. Não somos isto ou aquilo, somos todos brasileiros; maravilhosamente miscigenados, lindos.

Não sou negro, mas sou neto de negra e bisneto de escravos, com muito orgulho estou aqui para deixar esta mensagem.

Dom Luizito
Enviado por Dom Luizito em 19/11/2009
Código do texto: T1932877
Classificação de conteúdo: seguro