SC na Feira do Livro de Porto Alegre
Estimadas Amigas, Prezados Amigos,
Santa Catarina é o Estado homenageado na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que se realiza de 30 de outubro a 15 de novembro de 2009. Por conta dessa deferência, diversos escritores catarinenses foram convidados a participar de mesas-redondas sobre temas específicos e para autografar seus livros. A programação completa a ser cumprida pelos catarinenses segue, em detalhes, mais abaixo.
Eu fui um desses privilegiados. Viajo para a capital do Rio Grande do Sul na sexta-feira pela manhã e retorno na tarde de domingo. Na sexta, dia 6, às 20h30 autografarei os livros "Movimentos Automáticos" (novela, R$ 12,00), "O Tempo de Eduardo Dias" (teatro a partir de extensa pesquisa histórica, coautoria com Francisco José Pereira, R$ 16,00), "Da Importância de Criar Mancuspias" (crônicas, R$ 20,00) e "Relatos de Sonhos e de Lutas" (contos).
Às 17h30 de sábado, dia 7, debaterei, com Alcides Buss, Eliane Debus, Tânia Ramos e imenso público que se fará presente, o tema "Reedição dos autores dos Séculos 19 e 20" em Santa Catarina.
Será um prazer imenso encontrá-los lá se estiverem passando na ocasião por Porto Alegre ou se viverem na capital gaúcha e cercanias. Convido-os, pois, a darem uma chegada na grande Feira do Livro para uma conversa rápida e um forte e fraterno abraço.
Por outro lado, quem não quiser me ver de forma alguma, fique desde já avisado e não apareça nesses três dias na Praça da Alfândega: vai ter muita Feira ainda depois que eu vier embora.
De coração,
Amilcar Neves
Escritor
"Em esforço concentrado para responder a e-mails"
55ª Feira do Livro de Porto Alegre
Estado homenageado: Santa Catarina
Programação dos escritores catarinenses
Dia 30, às 18h, Rodrigo de Haro apresenta o tema "Produção Literária Catarinense".
Dia 1º - Silveira de Souza, lança às 16h, "Janela de Varrer" (Bernúncia).
Dia 2 - Péricles Prade, lança, às16h, "Melhores Poemas de Lindolf Bell" (Global Editora). Leitura dos contos do autor homenageado Silveira de Souza por Dennis Radünz.
Às 17h30min, debate sobre "Literatura Catarinense - Novos Autores/Editores" com Péricles Prade, Cristiano Moreira, Dennis Radünz, Fábio Brüggemann e Marco Vasques.
Dia 3 - Fábio Brüggemann lança, às 17h30min, "Fabulário dos Ilustres Desconhecidos" (Letras Contemporâneas) e Dennis Radünz, "Cidades Marinhas, Solidões Moradas" (Nauemblu).
Às 19h, Tânia Piacentini apresenta o projeto "Barca dos Livros", com Tânia Piacentini
Dia 6 - Alcides Buss, às 20h30min lança "Saber não Saber" (Caminho de Dentro Edições) e Amilcar Neves autografa "Movimentos Automáticos" (Massao Ohno), "O Tempo de Eduardo Dias" (Garapuvu), "Da importância de Criar Mancuspias" (Garapuvu), "Relatos de Sonhos e de Lutas" (Record).
Dia 7 - às 17h30min, debate sobre "Reedição dos Autores do Século 19 e 20" com Alcides Buss, Amilcar Neves, Eliane Debus e Tânia Ramos.
Dia 8 - Eliane Debus lança, às 16h30min, "A Literatura Infantil e Juvenil de Língua Portuguesa: Leituras do Brasil e d’Além Mar" (Nova Letra).
Dia 10 - Carlos Henrique Schoeder lança, às 19h30min, "Ensaio do Vazio" (7 Letras).
Dia 11 - às17h30min, debate sobre "O Livro e a Leitura na Internet" com Ramone Abreu Amado, Clotilde Zingali e Carlos Henrique Schroeder.
Dia 12 - Clotilde Zingali lança, às 16h40min, "40 Possíveis Maneiras de se Descascar uma Mulher" (Nova Letra).
Dia 13 - Péricles Prade lança, às 16h, "Correspondências – Narrativas Mínimas" (Movimento).
Os debates são na Sala Arquipélago do Centro Cultural Érico Verissimo e as demais atividades no estande de Santa Catarina na Praça da Alfândega.