MENSAGEM PARA NOVEMBRO
Novembro inicia com calor de verão. Entretanto, após dias infindáveis de frio, chuva e temporais, dias quentes transformam nossa vida. Não apenas em roupas, sapatos, cobertores, mas no banho de mangueira, sorvetes, chimarrão à tardinha, sob a brisa a balançar folhas e nuvens.
Sei que não gostaria de viver em local com clima sempre igual, ou de frio ou com calor constante. Variações tornam inesperada a sequência de noites e dias. Que bom poder esperar por inverno de sopas, chocolate quente, fondue, cama fofinha, um gole de vinho tinto, aconchego.
E esperar pelo horário de verão, com dias imensos, escorrendo como suor, e de praia de águas de mar, rio, riachos. Há um tempo para tudo: dias de frio e dias de calor. O importante é viver calor e frio , e tirar deles o que cada um tem de melhor. E isto é tarefa nossa. E, se quisermos ouvir serenata de grilos, cigarras e de algum pássaro, perdido nas horas, cantando sob poste de iluminação, basta querer ouvir-lhes a música da noite. E, quem sabe um violoncelo, em foto guardada, começará a espalhar sonatas de vento sul que, talvez, embalem sono em tons de novembro…