Mensagem de tristeza - falecimento de Roberto Rodrigues Graciani
(Por Onofre Ferreira do Prado)
Hoje fui pego de surpresa através da internet, com a triste notícia do falecimento do amigo Roberto Rodrigues Graciani, ocorrido no último dia 19 de outubro, em Belo Horizonte.
Roberto era vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Seção Regional de Belo Horizonte e, era filho do ex combatente da Segunda Guerra Mundial, cabo Raul Graciani.
Ele soube defender com patriotismo e inconfundível entusiasmo, a memória, o acervo e os interesses dos heróis brasileiros que participaram do teatro de operações nos campos da Itália. Foi criador de um importante site para divulgar a história dos bravos pracinhas com a participação do Brasil numa guerra catastrófica e odiosa, que ceifou centenas de vidas de brasileiros, além da marca indelével deixada para sempre no coração de milhares de outros combatentes, como também de seus familiares.
Consternado, desejo enviar à família enlutada e aos membros da ANVFEB, o mais sincero sentimento de profundo pesar.
Que ele durma o sono da paz na casa do Pai!
Que Deus o acolha num lugar de luz, porque lá é a consolação dos bons, dos justos!
Roberto fez história, cultivou amizades,
Plantou a semente do amor e do bem,
Defendeu com ardor os pracinhas,
Escreveu livro, amou, foi poeta.
Roberto partiu aos cinquenta e três anos,
Para outras esferas, daqui muito além,
Abrindo em corações fendas de saudade,
Deixando que a vida ficasse mais vazia!
Descanse amigo, no silêncio dos céus,
Durma o sono da paz, na casa do Pai,
Lá é alívio, é lugar de honra e de glória,
Lá é abrigo para os bons e os justos!