Uma chance de ouro para jovens alunos ...

Uma chance de ouro para jovens alunos talentosos de baixa renda: começa a funcionar em Sorocaba o projeto Ismart

Uirapuru/Bandeirantes é o Colégio de Sorocaba indicado para receber alunos do projeto Ismart, que dá suporte total a alunos com alto potencial e condições sociais difíceis. Projeto será apresentado nesta sexta, às 10h, no Uirapuru

Eles são adolescentes muito inteligentes, adoram ler e estudar, possuem um histórico escolar brilhante, mas teriam suas oportunidades limitadas por condições sociais adversas... se não tivessem um suporte externo de uma instituição especializada em jovens talentos, o projeto Ismart. Essa história, já contada em colégios de alto nível de São Paulo, passa a ser verdade também em Sorocaba, a partir desta sexta-feira. O Ismart acaba de estender a sua parceria com o Colégio Bandeirantes ao Colégio Uirapuru, e apresentará seu trabalho em um encontro com diretores da rede pública, no Uirapuru, a partir das 10h.

Em linhas gerais, a proposta do Ismart consiste em identificar, a partir de um rigoroso processo seletivo, alunos com alto potencial e com chances de um futuro escolar brilhante. Esses alunos serão recebidos em colégio de alto nível acadêmico, com todos os custos pagos e ainda com uma bolsa mensal, com a condição de que mantenham o desempenho de excelência e passem por programas especiais de estudo.

O ISMART, projeto vinculado à Fundação Lemann, foi criado em 1999 para dar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e pessoal a alunos com altas habilidades e de baixa renda. Desde então, mais de 20 mil estudantes passaram pelos processos de seleção. No final de 2006, o programa atendia 374 crianças e adolescentes, e a meta da instituição é chegar a 2010 com 1.000 beneficiados.

Em São Paulo, o Ismart funciona com sucesso há vários anos em Colégios como o Bandeirantes, o Santa Cruz e o Vera Cruz.

No projeto, os alunos vivem uma extensa e produtiva rotina de estudos e atividades para realizar plenamente seus altos potenciais cognitivos e pessoais, colocando-os em condições de igualdade com estudantes das melhores escolas do país.

Nesta sexta-feira, às 10h, o Uirapuru/Bandeirantes e o Ismart recebem diretores de escolas públicas para apresentar o projeto e iniciar o processo seletivo imediatamente, já que as primeiras vagas serão abertas em 2010.

Mais informações podem ser obtidas no Colégio Uirapuru, pelo telefone (15) 2102-6600, com Flávia Sancho.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 15/10/2009
Código do texto: T1868003