O Caminhar

Às vezes enquanto caminhamos nos encontramos à margem de um rio, e vemos do outro lado do leito uma linda rosa, a qual passa ser nosso objeto de desejo. Reconhecemos que o único jeito de ter aquela rosa é atravessando o rio. Porém as águas são geladas, temos apenas uma muda de roupa e o dia está frio.

Frustramo-nos ao percebermos que não temos coragem para ir buscar nosso desejo, que a única oportunidade de conseguirmos a rosa é praticamente impossível. E essa frustração nos cega a ponto de não vislumbrarmos mais nenhuma oportunidade de ter a rosa. Desistimos, e continuamos a caminhar, por outra direção, damos voltas e mais voltas, porém sem motivação, no intuito apenas de continuar a caminhada.

Eis que de repente paramos e olhamos onde estamos e ali aos nossos pés está àquela mesma rosa, e logo após ela o leito do rio. Percebemos que chegamos ao nosso objetivo, que havíamos desistido lá trás. Não entendemos como chegamos ali, sem mesmo nos molhar.

Daí, resolvemos voltar e refazer o caminho. Descobrimos que passamos por lugares que havia rosas iguais àquela, ou ainda mais belas que ela, e nem sequer percebemos. Percebemos que na menor dificuldade esquecemo-nos das variáveis que podem existir: caminhos alternativos, outras possibilidades de conquistas, outros objetos melhores ou semelhantes.

Mas o caminhar não foi em vão. Não houve perda de tempo em fazer um outro caminho mais longo e sem objetivo. Podemos dizer que foi uma jornada de aprendizagem: aprendemos a caminhar sem objetivos, e obtermos resultados mesmo assim; que é possível continuar, mesmo após a frustração; que a busca por algo não se encerra em lutar para conseguir vencer uma única possibilidade, mas consiste em utilizar os instrumentos que se tem para descobrirmos novas possibilidades.

Lilian Gonçalves
Enviado por Lilian Gonçalves em 13/10/2009
Código do texto: T1862949
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.