0 pão sobre as águas - Geraldo Bonadio

Uma reflexão

No livro do Eclesiastes, um texto, belo e controvertido abre o capítulo 11. Diz ele, numa de suas traduções mais conhecidas: "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." (ARA)

Renomados intérpretes associam tal passagem à certeza que, num dado momento da vida, você recebe­rá de volta o bem que houver reali­zado. Ela seria um encorajamento ao permanente exercício da sensibilidade às carências alheias. Assim pensava, entre outros, o pregador e glotólogo Jorge Bertolaso Stella. Num de seus livros (“Mensagens evangélicas”, p. 91) ele a traduziu do seguinte modo: "Lança o teu pão sobre as águas e quando fores velho o encontrarás.”

Há quem extraia do versículo um incentivo ao desprendimento: "Seja generoso porque o que você der aos outros acabará voltando para você." (Bíblia Viva) E, também, quem o entenda como recomendação de que, em tudo quanto fizer, você conjugue prudência e audácia, confiando em Deus para discernir quando dar ênfase a esta ou àquela qualidade.

Também é possível ler, naquele ensinamento das Escrituras, uma conclamação ao empenho em fazer bem feito seu trabalho, seja ele qual for; a encarar os riscos com desassombro e esperança e a ter bem fir­me, no coração, a certeza de que, se a incerteza não pode ser apartada dos projetos humanos, os desígnios da Providência, misteriosos aos olhos humanos, tudo encaminham para que as coisas saiam do melhor modo para você.

"Atira teu pão sobre a superfície das águas; depois de muito tempo, achá-lo-ás de novo."

Eclesiastes 11:1 AM

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 09/10/2009
Código do texto: T1856304