BRASIL BRASILEIRO

“Brasil ame-o ou deixe-o”, esse Brasil não existe mais.

Vivemos hoje em um ambiente democrático que nos permite um sentimento livre de algo que nos pertence, estimulado pela participação de milhares de cidadãos na construção do desenvolvimento de uma grande Nação, distante daquele governo militar de Emilio Médice, criador desse slogan que impunha aos brasileiros escolherem entre serem patriotas ou abandonarem o país.

Hoje não são apenas os governantes que decidem o futuro de nosso país. A grande força parte da união de todos por uma causa justa para combater a corrupção. A corrupção da classe política, por exemplo, é uma pesada bandeja carregada por cada contribuinte. Nossos governantes precisam alterar sua visão patrimonialista, por meio da qual a sociedade trabalha para servir o poder público. As lideranças políticas, acadêmicas, empresariais, sindicais e sociais por sua vez, devem olhar menos para interesses individuais e corporativos e mais para os problemas da nação debatendo e definindo uma visão estratégica para o Brasil.

Precisamos dedicar nosso tempo, nosso conhecimento e nossa emoção para melhorar essa realidade. Nos jovens precisamos incentivar o sentimento de “dá para mudar, é só começar” que está cada dia ainda mais vivo, mais pulsante, e essa energia precisa ser estimulada e direcionada para o bem do nosso país.

Vamos levar sim o despertar cívico a nossas crianças no pátio das escolas e cantar o Hino Nacional, alimentando a cada uma a consciência de ser um agente transformador da realidade, aprendendo a amar e honrar a sua pátria e a construir desde cedo um país solidário.

Nenhum país conseguiu se firmar até hoje entre os grandes sem apostar de forma consistente na área educacional. O Brasil precisa apostar cada vez mais no ensino como forma de assegurar que os ganhos visíveis de sua recuperação econômica possam favorecer toda a população de forma mais racional e imparcial.

O Brasil hoje é respeitado e reconhecido por sua democracia, sua economia, sua exuberância por todas as nações. Graças a este reconhecimento hoje somos sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio 2016. Estamos de braços abertos para o mundo. Afinal de contas, nossa pátria é o mundo.

Redação em 03/10/2009 22h21min: 00

((((((Plínio)))))