Sorocaba recebe o Fórum de Educação Existencial – Reflexões sobre Ética e Competências.

Professores se reunirão para debater práticas pedagógicas, liderados pelo educador Gabriel Chalita. O evento é gratuito, para participar basta retirar o convite, no Teatro Municipal de Sorocaba, na próxima segunda-feira, (28/09), das 8h ao 12h. As vagas são limitadas.

São Paulo, 25 de setembro de 2009. O Fórum de Educação Existencial – Reflexões sobre Ética e Competências será realizado dia 28 de setembro, às 19 horas, no Lar Escola Monteiro Lobato, em Sorocaba, SP. O Fórum é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação e contará com a participação do professor e ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita. O evento é gratuito, para participar basta retirar o convite, no Teatro Municipal de Sorocaba, na próxima segunda-feira, (28/09), das 8h ao 12h. As vagas são limitadas.

O 1º Fórum aconteceu em Jundiaí; e o 2º, em Birigui, ambos em junho deste ano. O Fórum pretende ser um núcleo de discussões sobre temas relacionados à Educação, visando ao sucesso escolar e à capacitação dos professores para atuar em sala de aula. O encontro tem como objetivo debater a Educação sob as óticas filosófica e existencial, estabelecendo, de forma pragmática, competências que resultem no aprimoramento da qualidade de trabalho para os professores e do aprendizado para os alunos.

Tem, também, como meta, a proposição de diretrizes pedagógicas baseadas na Educação Existencial, orientada para a vida, por meio do desenvolvimento simultâneo das habilidades emocional, social e cognitiva, essenciais para a formação de alunos-cidadãos preparados para se interrelacionarem pautados pela tolerância e pelo respeito.

“Por meio do aprimoramento da habilidade cognitiva, o aluno é desafiado a uma nova forma de lidar com o conhecimento. Ao explorar a habilidade social, por outro lado, o educador estimula sua inserção na sociedade. E, ao desenvolver a habilidade emocional, forma-se a base para o aluno desenvolver o autoconhecimento que o capacitará a acreditar no seu próprio aprendizado”, defende Gabriel Chalita, autor dos livros Pedagogia do Amor e Pedagogia da Amizade, entre outros.

A prevenção e orientação sobre as práticas de bullying escolar também serão temas de destaque no Fórum Educacional Existencial. Há estudos que mostram que cerca de 50% dos estudantes brasileiros se envolveram em práticas de bullying, seja como vítima, seja como agressor.

Por acreditar na necessidade de conscientização dos casos relacionados a humilhação, desrespeito, discriminação, ofensas e agressões físicas, que, não raro, culminam na morte de crianças e jovens, Gabriel Chalita apresentou, na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 069/2009 de Combate ao Bullying, que já foi sancionado pelo prefeito, Gilberto Kassab. O vereador fez ainda a indicação, à prefeitura, da criação do cargo de psicopedagogo nas escolas da rede pública para prestar assistência a alunos, professores e funcionários, principalmente quando envolvidos em situações de bullying.

Sobre Gabriel Chalita

Doutor em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica, com mestrados em Filosofia e em Ciências Sociais. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Atualmente, Gabriel Chalita exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Paulo, eleito o vereador mais votado do Brasil, em 2008. Autor de 45 livros publicados, entre eles Pedagogia da Amizade, Pedagogia do Amor e Cartas entre Amigos - Sobre Medos Contemporâneos, recém-lançado, em coautoria com o padre Fábio de Melo.

Sobre Emilia Cipriano

Doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação, Emilia Cipriano é pedagoga e assistente social e membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. É autora do livro Creche Realidades e Ambigüidades - Editora Vozes.

Para mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Gabriel Chalita

imprensachalita@gmail.com

(11) 3396-5017

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 25/09/2009
Código do texto: T1831273