Conservatório de Tatuí sedia Concurso Nacional de Piano

Premiação totaliza R$ 6 mil; evento acontece juntamente com Encontro Internacional de Pianistas; inscrições estão abertas

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – instituição vinculada ao Governo do Estado de São Paulo – sedia no próximo mês de outubro dois eventos nacionais destinados a pianistas: o VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi e o V Encontro Internacional de Pianistas. Ambos acontecem de 20 a 25 de outubro, nas dependências da escola de música localizada a 130km de São Paulo, e reservam aulas teóricas, práticas, recitais, oficinas e palestras. Os eventos recebem apoio da Yamaha Musical do Brasil, através do projeto Sopro Novo e têm coordenação de Cristiane Bloes e Míriam Braga.

A quinta edição do Concurso Nacional de Piano, que tem entre seus objetivos o incentivo da execução pianística de música brasileira e a revelação de novos talentos, distribuirá um total de R$ 6 mil em prêmios, além de concertos e recitais.

O concurso será realizado em quatro turnos distintos. O I Turno concentrará candidatos de 8 a 11 anos; o II Turno, candidatos de 12 a 15 anos; o III Turno é voltado a candidatos de 16 a 19 anos; e o IV Turno, a candidatos de 20 a 25 anos. Para participar, interessados vem preencher ficha de inscrição (disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br) e remetê-la até 13 de outubro, pessoalmente ou via correio ou internet, ao Conservatório de Tatuí (rua São Bento, 415), acompanhada de documentos pessoais, fotos, obras de livre escolha a serem executadas e comprovante de taxa de inscrição no valor de R$ 20.

Os três primeiros colocados de cada turno receberão prêmios em dinheiro, sendo: R$ 300, R$ 200 e R$ 100 (I Turno); R$ 400, R$ 300 e R$ 200 (II Turno); R$ 700, R$ 600 e R$ 500 (III Turno) e R$ 1000, R$ 900 e R$ 800 (IV Turno). Além da premiação em dinheiro, os primeiros colocados dos Turnos I, II e III terão como premiação um recital solo na temporada 2010 do Salão Villa-Lobos no Conservatório de Tatuí. Já o primeiro colocado do IV Turno terá como premiação, além de R$ 1.000, um concerto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em sua temporada 2010. Dois candidatos, do III e IV turnos, também receberão o prêmio especial “Professora Zoraide Mazzulli Nunes”.

Os 15 primeiros inscritos no concurso terão direito à alojamento gratuito. Os candidatos do concurso estarão automaticamente inscritos no V Encontro Internacional de Pianistas como ouvintes.

Encontro Internacional de Pianistas

Juntamente ao VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi, será realizado o V Encontro Internacional de Pianistas. O evento reúne masterclasses, workshops, palestras, mesa redonda e recitais. O evento reunirá representativos no cenário do piano internacional, tais como os de Antonio Vaz Lemes, Eudóxia de Barros, Nahim Marun, André Rangel, Catarina Domenici e Gerald Robbins, entre outros.

Interessados podem efetuar inscrição pela internet (no site www.conservatoriodetatui.org.br), pelo correio ou pessoalmente na secretaria do Conservatório de Tatuí, até o dia 13 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 10, sendo que aqueles que já se inscreveram no Concurso Nacional de Piano estarão isentos. Os inscritos poderão participar gratuitamente de todas as atividades oferecidas no Encontro Internacional de Pianistas e os 25 primeiros que oficializarem a inscrição receberão alojamento gratuito.

PROGRAMAÇÃO

Masterclass - Piano Solo

Professores: Catarina Domenici (Eastman School/ Chautauqua Institution/ Buffalo University - USA; UFRS -Brasil); Gerald Robbins (Manhattan School / New York - USA); Nahim Marun (UNESP- Brasil).

Masterclass - Correpetição

Professor - André Rangel (UNESP - Brasil)

Oficina de Performance I

destinada a participantes de 8 a 10 anos – professoras Lúcia Elizabeth Galvão e Fanny de Souza Lima (Conservatório de Tatuí)

Oficina de Performance II

destinada a participantes de 11 a 13 anos – professoras Marina Camargo e Ingrid Lisboa (Conservatório de Tatuí)

Workshops

“Fortepiano” - Professor Pedro Persone (Boston University – USA; UNESP, Conservatório de Tatuí – Brasil)

“Funcionamento e manutenção do Piano” - George Boyd (Técnico pela Steinway & Sons - USA/Brasil)

Palestras

“Pedagogia Pianística: O Nível Elementar” – Professora Glória Machado (UNESP – Brasil)

“Carreira Musical” – Professora Eudóxia de Barros (Brasil)

Mesa Redonda

“O Pianista no Século XXI” - Professores do Encontro

Concertos

20.10 - 20h30 - Antonio Vaz Lemes, piano

21.10 - 20h30 - Premiação do Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi e Recital de Eudóxia de Barros, piano

22.10 - 20h30 - Nahim Marun, piano

23.10 - 20h30 - Trio Canto Câmara - Homenagem a Mendelssohn e Villa-Lobos

André Rangel, piano; Martha Herr, soprano; Eduardo Bello, violoncelo

24.10 - 20h30 - Catarina Domenici, piano

25.10 - 20h30 - Gerald Robbins, piano

SERVIÇO

VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi e o V Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí

20 a 25 de outubro de 2009

Oficiais, workshops, masterclasses, palestras, mesa redonda, recitais e concertos

Prêmios de até R$ 6 mil, além de concertos

Inscrições até 13/10

Taxas: R$ 20 (concurso) e R$ 10 (encontro)

Informações: www.conservatoriodetatui.org.br / 15 32514573

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 25/09/2009
Código do texto: T1831222