SAUDADE NÃO TEM IDADE ...

Com certa freqüência, temos feito referencia ao passado, naquilo que tem de edificante aos nossos dias.

O maior dilema consiste em saber o que seja edificante ou não. Cada pessoa tem uma forma de lidar com as lembranças, especialmente, quando se trata do passado recente...

Entendemos que a lembrança (em si mesma), de um lado não deve causar estardalhaço; e de outro lado, demonstra (possivelmente) que a pessoa não trabalhou as emoções de forma a resolver (pacificamente) o problema – ficando com feridas na alma, a ponto sofrer novamente, cada vez que recorda o assunto.

Comprova–se que, é possível trabalhar a memória de forma a evitar que as lembranças continuem causando mal estar (sempre que se recorda fatos passados)...

Está escrito:

Quero trazer a memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21).

Quando o profeta Jeremias escreveu sua mensagem, o mar não estava pra peixe (lá em Israel).

O próprio nome do livro – LAMENTAÇÕES; juntamente com o adjetivo atribuído ao profeta – O Profeta CHORÃO, indicam que a situação PASSADA gerou um PRESENTE ruim – O dia terminava ruim porque essa perspectiva permeava a mente de cada pessoa. Começando ruim porque (o dia anterior) terminara ruim... Parecia cantiga de perua: De pior a pior...

Para onde o profeta olhasse, era desanimador, desolador, desmotivador...

Ate que percebeu, que não estava agindo diferente do povo em derredor e, o que era pior: Não foi para isso que DEUS lhe criara.

É possível constatar que após a celebre frase: Quero trazer a memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21); A profecia muda de tom. Certamente porque, mudou a perspectiva (interior) do profeta, em relação ao único e verdadeiro DEUS...

Não nos chamamos Jeremias, nem estamos em Israel (nos dias do profeta chorão); Mas, a lamentação tem dado as cartas nos lares, nas empresas, etc.

E, porque isso tem acontecido???

POR QUE a desilusão, a desmoralização, a desmotivação, tiram o animo das pessoas deixando–as desestimuladas, desesperançadas, desgastadas, etc – Porque vivem sem perspectivas de um futuro melhor...

As pessoas estão acostumadas a olhar pra o chão como as galinhas, enterrando a cabeça na areia como avestruzes ao invés de olharem tudo com olhos de águia (pra o alto) de onde poderá vir o socorro (Salmos 121)...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/09/2009
Código do texto: T1815199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.