Na próxima sexta-feira, dia 4, no Clube Venancio Ayres, em Itapetininga ...

Entrega de prêmios a jornalistas e estudantes será no dia 4 de setembro. Na próxima sexta-feira, dia 4, no Clube Venancio Ayres, em Itapetininga, haverá a solenidade de entrega dos prêmios da 'Semana do Meio Ambiente' de Itapetininga aos jornalistas e alunos vencedores do concurso que teve como tema "Manejo e Sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema".

A Comissão Organizadora, presidida pelo empresário Clodoaldo Rodrigues Gomes, contou com o apoio da AJORI - Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga e da DERITA - Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga.

O evento terá lugar às 18 horas no salão social do Clube Venâncio Ayres, centro de Itapetininga. Está confirmada a presença de prefeitos dos municípios da região, inclusive o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e prefeito de Taquarituba, Miderson Zanelo Milleo.

Cada um dos vencedores receberá um computador tipo laptop de última geração.

Homenagem póstuma

Além da entrega de prêmios, a cerimônia marcará uma homenagem 'in memorian' ao itapetiningano Engº Flávio Terra Barth, um dos pioneiros da gestão dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, idealizador das micro-bacias hidrográficas.

Apesar de pouco conhecido em sua cidade natal e na região, Flávio Terra Barth teve seu trabalho reconhecido em todo o Brasil e em vários paises sulamericanos.

Flávio Terra Barth formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e conseguiu pós-graduação em Recursos Hídricos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com conclusão nas disciplinas: 'Hidrologia', 'Irrigação e drenagem',

'Aproveitamento e controle dos recursos hídricos', 'Canais e tubulações', 'Planejamento de recursos hídricos' e 'Análise de sistemas de recursos hídricos'.

Realizou projetos de usinas hidrelétricas e hidráulica fluvial.

Convidado a proferir palestras nos principais centros de estudos do meio ambiente do Brasil, Flavio Barth falou sobre 'Gerenciamento de Recursos Hídricos no Seminário Nacional de Energia para Irrigação', em Belo Horizonte, em 1988; sobre 'Água para Irrigação' no II Encontro Nacional de Produtores Irrigantes, em Guaira/SP e sobre 'Gestão de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo' em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Ouro Preto.

Outras palestras proferidas por ele: 'Experiência Paulista de Gerenciamento de Recursos Hídricos' em Salvador/BA; 'Proposta do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos', em João Pessoa/PB; 'Experiência Paulista de Gerenciamento de Recursos Hídricos', em Florianópolis/SC; 'Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo no seminário da ABGE, em São Paulo/SP; 'Modelo de Gestão de Recursos Hídricos para o Brasil - Instituto de Engenharia de São Paulo';'Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricose,em Goiânia' e 'Agência de Bacia e cobrança pelo uso dos recursos hídricos', em Belo Horizonte e Brasília.

Entre as muitas publicações de trabalhos de Flávio Terra Barth, destacam-se: 'Utilização Integral dos Recursos Hídricos na Região Metropolitana de São Paulo - apresentação no Congresso Internacional de Saneamento (em colaboração), Quito/Equador; 'Proposta de Lei Federal de águas Subterrâneas (em colaboração); 'Política de águas Subterrâneas - apresentado no 2º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas', em Salvador/BA; 'Manual de Drenagem Urbana' - (em colaboração) Edição -DAEE/CETESB (na 3º Edição em 1986); 'Fundamentos para Gestão dos Recursos Hídricos - Capítulo do Volume 1 da Coleção ABRH de Recursos Hídricos - Nobel/ABRH - 1987'. Ele foi ainda, editor da Revista Águas e Energia Elétrica - DAEE/SP de 1987 a 92.

Serviço:

Evento: entrega dos premios aos estudantes e jornalistas que participaram da Semana do Meio Ambiente de Itapetininga

Dia: 4 de setembro, sexta-feira, 18 horas

Local: Clube Venâncio Ayres, centro de Itapetininga/SP

Presenças confirmadas de prefeitos e autoridades do Governo do Estado

Maiores Informações para a imprensa:

Clodoaldo Gomes (11/96367271)

ou

Helio Rubens (15/9707-4983)

ou

Vitória Terra (15/9721-7748)

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 01/09/2009
Código do texto: T1786389