'Diálogo com o Autor'

'Diálogo com o Autor' - [ 25/08 ]

Aldo Vannucchi fala sobre 'O poder da palavra' amanhã - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=213293

Daniela Jacinto

O professor, escritor e reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) Aldo Vannucchi participa amanhã do projeto Diálogo com o Autor, realizado pela livraria Espaço Alexandria. A palestra discorrerá sobre o tema Poder da Palavra. O evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, tem início às 19h30. Para participar, basta confirmar presença pelo telefone (15) 3342-0583 ou o email contato@espacoalexandria.com.br.

Conforme Aldo Vannucchi, a palestra abordará o poder que palavra a possui de criar, transformar, congregar e destruir. A própria Filosofia ensina isso, tanto é que a palestra terá um viés filosófico, afirma. Na ocasião, o professor abordará aspectos tratados em algumas de suas obras, entre as quais Filosofia e Ciências Humanas, Cultura Brasileira - O Que É, Como Se faz, Filosofia Aplicada e Deus e o Diabo por Trás das Palavras.

O projeto Diálogo com o Autor foi inaugurado na semana passada com a palestra do Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva, que falou sobre Arthur Bispo do Rosário - Arte e Loucura, título de seu livro.

De acordo com Jorge Anthonio, que coordena o projeto, o Diálogo com o Autor é uma iniciativa que visa a aproximação do mundo acadêmico, das letras, da poesia, da ciência, da política e das artes, com seus públicos específicos ou não. Vivemos uma realidade social de extrema reclusão e isso não nos permite o exercício da razão, que se faz na busca constante da verdade. Queremos com isso, a Livraria Alexandria, a Uniso e eu, estimular o debate com pessoas que pesquisaram algum tema. Propomos uma aproximação entre o mundo acadêmico, em especial o programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, e o público leitor. Trata-se, em última instância, de um estímulo à leitura, um maior contato com o livro, uma troca de experiências entre pessoas que se preocupam com as questões fundantes da vida humana, esclarece.

Jorge Anthonio explica que seleciona os palestrantes a partir daquilo que produziram. O projeto está aberto à comunidade. Quem quiser participar como autor, é só conversar comigo pelo email jorgeanthonio@uol.com.br.

Estímulo à leitura

Dentro de seu projeto de estímulo à leitura, a livraria Espaço Alexandria ainda oferece às crianças o Dia do Conto. Trata-se de uma atividade de contação de histórias que é realizada todos os sábados, a partir das 16h. Para participar, não é necessário confirmar presença, basta comparecer. A entrada é gratuita.

Para os adultos, todas as sextas-feiras, a partir das 19h30, são realizadas palestras sobre livros de diversos autores, com o reverendo Ivanilson Bezerra da Silva. No dia 28, o tema é sobre a obra Quando Tudo Não é o Bastante, de Harold Kushner, que engloba assuntos como religião, psicologia e auto-ajuda. Também com entrada gratuita, a participação é limitada, por isso é necessário confirmar presença, por telefone ou email.

A livraria Espaço Alexandria fica na avenida Barão de Tatuí, 1.377, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, aos sábados, das 9h às 18h, e domingos, das 13h às 18h. Mais informações: (15) 3342-0583 ou pelo site www.espacoalexandria.com.br. - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=213293

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 25/08/2009
Código do texto: T1773952