SER LÍDER
Ser líder é estender a mão aos que ainda desconhecem o caminho. É sentir-se seguro diante de uma etapa já conhecida. É saber se colocar no lugar do outro nos momentos de maior aflição. É não ser único, dividir vitórias e derrotas! Não ser necessariamente um super-homem ou uma super-mulher, basta apenas ser humano!
Ser líder é acima de tudo, saber ouvir. Permitir o som da fala.
Se for preciso saber alterar regras, e assim, estabelecê-las não por imposição, mas por aceitação!
É atribuir o sucesso de sua liderança ao grupo que o faz líder. É intervir em meio à discussão no intuito de amparar, defender seu grupo. É direcionar pessoas ao sucesso, sem o medo ser ultrapassado. É se envolver por inteiro com o cenário, saber apreciar o negro, o branco, o pardo, o amarelo, o feio, o bonito, o arrogante, o pacato, enfim, tudo que forma esse rico cenário! É se orgulhar do que faz, e sempre fazer com carinho. É ter a certeza que o mesmo participa de um processo de formação, onde muitos o tomam como exemplo de superação, até mesmo sem conhecer sua história, o motivo que o levou a ser líder!
É unir pessoas para o mesmo objetivo. É não se ver superior ou inferior, mas sempre no mesmo patamar, pois ninguém segue sozinho! Seria confuso demais se existissem apenas líderes.
Por fim, liderar é acreditar em si e nos outros. Compreender o ciclo de vida. Interagir em prol da liberdade. É saber que somos todos iguais, porém as oportunidades nem sempre são!