Sorocaba inicia, dia 14, cadastramento de doador de medula óssea

Sorocaba inicia, dia 14, cadastramento de doador de medula óssea - Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT)

No próximo dia 14 de agosto será inaugurado o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Sorocaba. A conquista é resultado de uma articulação da ONG “Asa Morena” com o mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). A partir desta data, o Hemonúcleo de Sorocaba, em parceria com a Asa Morena, passará a contar com um trabalho de conscientização de doadores de sangue sobre a importância da doação de medula óssea.

A Colsan (Associação Beneficente para Coleta de Sangue), responsável pela administração do Hemonúcleo, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito o exame HLA (de Histocompatibilidade), para verificar a compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) será realizado pela própria Unicamp.

A articulação para transformação do Hemonúcleo de Sorocaba num centro de cadastramento de doadores de medula óssea iniciou no mês de março, junto ao Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, quando o mesmo determinou que o serviço fosse acionado “rapidamente”. A partir daí, as articulações passaram a ser feitas junto ao diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Colsan, Dr. José Augusto Barreto, e os gerentes Médico e Administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.

A expectativa do diretor de saúde é de que o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea também possa estimular o aumento do número de doadores de sangue assíduos.

Promedula

Outro tema abordado na audiência com o Secretário da Saúde foi o veto total do Governador ao Projeto de Lei no 334/2004, de autoria do deputado Hamilton, que cria o Promedula (Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea) no estado. Segundo o deputado, as argumentações do veto são todas de ordem jurídica e já foram, inclusive, rejeitadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.

A partir de um consenso entre o parlamentar e a Secretaria de Estado da Saúde, uma nova minuta do Projeto está em elaboração para ser reapresentada como um novo projeto. “Estamos fazendo algumas adequações no Projeto e temos a garantia do Secretário da Saúde de que a nova proposta, aprovada na Assembleia Legislativa, será sancionada pelo Governador”, explica Hamilton.

Priscila Beck Guimarães Antunes

Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT)

www.hamiltonpereira.org.br

fone (15) 3234-2008

fax (15) 3232-6994

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 12/08/2009
Código do texto: T1750010