REFLEXÕES

Dilma Mariz

Posso não ser a mulher perfeita,

Pois o perfeito não passa de utopia,

Mas, tento a cada dia tornanr-me um ser humano melhor,

Procurando observar meus erros e aos poucos ir mudando,

Porque a perfeição do ser humano consiste

Na grandeza de compreender o próximo,

Amá-lo independentemente de suas qualidades e defeitos.

Quem é o ser humano cheio de qualidades que em sua prepotência aponta as falhas alheias? Com certeza essa pessoa deve ser tão insana que não percebe seus erros

“ Jesus, em sua sabedoria divina nos disse para não julgar”.

E por que o fazemos somos vitimas de nossas próprias atitudes imprudentes.

Porque a maior virtude do homem é compreender o próximo, Independente de raça, cor, religião ou classe social. Portanto, devido as nossas medíocres atitudes adquirimos débitos que são acumulados no decorrer de nossa existência. Somos os únicos responsáveis pelos passos que trilhamos. Não importa a atitude, comportamento, forma de vida do próximo. A nossa própria vida já é o essencial para nos centrarmos nela. Preocupar-se de forma a fazer juízo da vida alheia é a pior falta de sabedoria, é a gnorância em seu grau mais elevado. Procuremos melhorar o nosso “ eu interior”, independente do que alguém possa nos fazer. Com certeza a conduta de nosso hoje irá refletir efetivamente no amanhã. Ceifaremos a nossa plantação. Seja ela em pensamentos, palavras, atos, atitudes e principalmente juízos, porque a nós cabe administrar o cotidiano. Quanto a Deus tudo está sob sua direção, não entendemos os seus desígnios, nem adianta questioná-los. Religiões diversas vivem a tentar interpretar o mistério que é a vida, além da ousadia de querer entender, “ A vida após a morte”. O homem está cada mais ultrapassando os limites cristãos, infelizmente é o processo da evolução, da dinâmica da vida. Resultando todas as catástrofes que estão acontecendo no planeta, provavelmente são respostas a esses mistérios. Creio eu, que a atitude mais sensata é não tentarmos compreender determinados mistérios, pois como já diz a própria palavra: Mistérios são Mistérios. Façamos o que está ao nosso alcance. Ansiedades e preocupações só geram conflitos psicológicos e físicos. Psicosomatizando em nosso organismo uma gama de doenças. Relaxar e tentar viver o hoje sem carregar fardos que muitas vezes só sobrecarregam o inconsciente é a forma mais sábia de se viver. Já o disse Jesus: “Não andeis pois ansiosos pelo dia de amanhã, basta a cada dia o seu próprio mal”.