APRENDIZADO EM MEIO A DOR ...

Certamente algumas coisas causaram muita dor (no passado);

Outras estão causando dor e, desconforto (no presente);

existindo, ainda, aquelas que irão causar mais dor (no futuro)...

A dor é inevitável – ainda não existe uma fórmula antidor...

Ela pode vir, sobre nós, cada dia, independente de classe social, nível econômico, sexo, cor da pelo, etc...

Mais cedo ou mais tarde pode chegar...

Às vezes silenciosa (ou não), a dor é bastante democrática... Inclusive, pode chegar cantando: Voltei pra você...

O que pode ser feito???

Devemos pensar sobre o que é possível aprender com a dor:

é possível prosseguir, ter maturidade, crescer...

Li que o maior dilema de quem sofre de hanseníase é a ausência da dor e, percebi naquele dia (quando estava lendo);

que parece ironia achar uma justificativa pra não desanimar nos momentos de dor ou dores...

Mas, pensei que a situação de quem está com hanseníase se complica, por que, sem sentir dor, não poderá tratar a parte afetada – geralmente, o problema começa a agravar-se nas extremidades do corpo...

Portanto, a solução não é, simplesmente, dar murro em ponta de faca pra não sentir dor,

nem ficar com a mão no queixo, lamentando pelo resto da vida, como se você fosse o tio patinhas na sala das preocupações...

A solução é exercitar sua capacidade de pensamento; no sentido de entender o que está acontecendo com você; em que ajudará ao longo da estrada...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/07/2009
Código do texto: T1681648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.